5 às 5ªas – Introduções Filosóficas
por Ragner
em 04/09/14

5 (1)

 

Já listei, há dois anos, 5 livros de filosofia que facilitariam o entendimento da mesma. Hoje testarei um upgrade, levarei em consideração minha observação não para o lado popular que a literatura já tentou destinar a leitura filosófica, mas listarei livros que julgo mais intermediários e que podem auxiliar na evolução pelo caminho do conhecimento, argumentação, reflexão, questionamento e análise que aos interessados pela ciência primeira.

 

5653800g1

 

1 – O Anticristo – Nietzsche: Já falei algumas vezes sobre o livro aqui, já foi resenhado e continuo defendendo que é importante para algum entendimento, mesmo que pequeno, em Nietzsche. A filosofia desse alemão é cheia de referências assumidamente anticlericais e com propostas que reformulam até mesmo o pensamento filosófico e O Anticristo expõe claramente o quanto suas ideias contrárias não eram direcionadas à Jesus e sim a Paulo, para ele, o maior responsável pelo cristianismo como conhecemos.

 

republica

 

2 – A República – Platão: Um dos pilares da filosofia grega discute uma sociedade governada pelo rei filósofo e vai construindo, com sua dialética baseada em diálogos entre personagens que questionam pontos de vistas particulares, a ideia ideal de uma Pólis – Cidade Estado -. Em dez “livros” somos apresentados aos conceitos de justiça, sociedade, educação, virtude política, a constituição de uma Pólis, quem é a pessoa mais bem preparada para governar, os sistemas de governo e suas formas corruptíveis.

 

O_CONTRATO_SOCIAL_1246813140B

 

3 – Do Contrato Social – Jean-Jacques Rousseau: Durante meu curso de filosofia, pudemos fazer parte de alguns grupos de estudo e participar de alguns eventos filosóficos que acrescentavam e muito no nosso entendimento e até currículo estudantil. Participando de um grupo que discutia e aprendia mais sobre o Iluminismo, foi indicado que lêsse-mos O Contrato e toda a estrutura filosófica empregada na criação de uma sociedade onde todos vivem em em harmonia e não dependentes;

 

206272_1GG

 

4 – Ética a Nicômaco – Aristóteles: Outro pilar da filosofia grega discursa nesse livro sobre ética, amizade e felicidade de uma forma límpida e interessante. Criando uma obra que se dedica ao entendimento do bem maior, o texto de Aristóteles é uma aula de filosofia que se destina às questões morais e virtuosas. O justo-meio é procurado com esmero e dedicação fundamentada de que os excessos estragam e a discussão filosófica sobre justiça vai questionando o que seria ideal na vida e tudo que envolve tal ideal;

 

INVESTIGACAO_SOBRE_O_ENTENDIMENTO_HUMANO_1251604195P

 

5 – Investigação Sobre O Entendimento Humano – David Hume: A Investigação é uma obra em que Hume tentou trabalhar melhor alguns conceitos que expôs no Tratado Da Natureza Humana. Foi com esse livro que tive que fazer meu primeiro fichamento e indico, também, como um livro introdutório para um entendimento melhor em relação a questões filosóficas. Nele Hume apresenta seu entendimento sobre nossas ideias, liberdade, dúvidas, entendimentos e a própria filosofia.

 

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªas – Introduções Filosóficas”


 

Comentar