5 às 5ªs – 5 livros sobre o universo cervejeiro
por Thiago
em 01/10/15

5 às 5as

 

Uma coisa que já faz parte da cultura brasileira é tomar uma cerveja, seja no frio ou no calor escaldante de uma praia no nordeste. Moro em uma cidade conhecida pelo grande número de bares, recheada de tira gostos criativos por todas as esquinas. Sim, moro em Belo Horizonte com muito orgulho.

Faz alguns anos, não muitos mas não tão pouco assim, que o brasileiro descobriu o universo da cerveja, saiu da Matrix e pegou o caminho sem volta das cervejas artesanais (não gosto muito desse nome, mas na falta de outro melhor vai ele mesmo). Existem cervejas de vários estilos, para combinar com diversos momentos e gastronomias variadas. Cervejas que carregam em cada gole séculos de história. Cervejas que podem ser reproduzidas em casa, receitas que você mesmo pode criar, acrescentando ingredientes típicos da sua região ou preferência.

Enfim, o ato de beber cerveja hoje no Brasil já é pra muitos algo que carrega significados, arte e prazer.

Para que seus goles de breja se tornem algo mais profundo e recheado de conhecimento seguem 5 livros em português sobre o assunto.

 

Larousse-da-Cerveja

 

Larousse da Cerveja

Autor: Ronaldo Morado

Não podia faltar nesta lista, o livro considerado a primeira grande obra nacional a abordar o tema com tanta abrangência. E sim, ele é considerado um marco para a cultura cervejeira no Brasil. Ricamente ilustrada, esta enciclopédia conta a história da bebida, seus ingredientes, processos de fabricação, detalhes da degustação, variedade de estilos, aspectos gastronômicos, o negócio e muitas outras informações.

 

 

guia-ilustrado-zahar-cerveja

Guia Ilustrado Zahar de Cerveja

Autor: Michael Jackson

Sim, Michaek Jackson é um dos grandes mestres cervejeiros do mundo, mas não confunda o Mestre cervejeiro Michael com o falecido astro pop.

Neste livro você encontrará um guia de estilos, história sobre a cerveja, seus ingredientes, produção e informações sobre algumas das grandes cervejarias do mundo. Livro com fotos excelentes, ótimo acabamento, na minha opinião a melhor aquisição da lista para quem quer começar a se inteirar sobre o assunto.

a-mesa-do-mestre-cervejeiro

 

A Mesa do Mestre Cervejeiro

Autor: Garret Oliver

Um dos livros que estou lendo no momento. Garret Oliver é um dos maiores nomes mundiais no meio cervejeiro, responsável por receitas incríveis na Brooklin Brewery.

O livro além de falar sobre história, produção e estilos traz outras duas coisas bem interessantes. A primeira são as impressões e história do próprio Garret no mundo cervejeiro. A segunda refere-se ao ramo do sommelier de cerveja. Pra quem gosta de harmonizar sabores, cozinhar e experimentar este livro é imprescindível.

 

cerveja-e-filosofia

 

Cerveja e Filosofia

Autor: Steven D. Hales

Um livro diferente e que une duas coisas que gosto. Filosofia e cerveja, uma harmonização perfeita.

Este não é um livro técnico como os outros, não te contará sobre harmonizações, processos, história ou estilos. Composto por artigos de especialista nas áreas – cervejeiros, bebedores e filósofos – o livro analisa a importância da bebida na sociedade, seu caráter democrático e socializante. Relacionando alguns dilemas filosóficos com o mundo da cerveja.

Pra quem quer uma perspectiva diferente é o livro ideal, de leitura fácil, agradável, porém profunda.

 

brejas e birras

Cervejas, Brejas & Birras – Um Guia Para Desmistificar a Bebida Mais Popular do Mundo

Autor: Mauricio Beltramelli

Com um título autoexplicativo, o autor conta um pouco sobre a história deste precioso e maravilhoso líquido. O belo trabalho que as micro e pequenas cervejarias artesanais brasileiras vem desenvolvendo, para mostrar diferentes estilos e sabores ao nosso paladar, também é abordado.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – 5 livros sobre o universo cervejeiro”


 

Comentar