5 às 5as – Biografias musicais para ler em 2015
por Bruno Lisboa
em 05/03/15

Unknown

De uns tempos para cá minhas leituras tem sido relacionadas ao universo da música. Como a maioria dos apaixonados por este estado da arte, tenho predileção por biografias, gênero que domina grande parte da minha estante.

Para o ano 2015 já elenquei quais serão as minhas primeiras leituras nesta seara. Ei-las:

1.  Girl in a band: Recém lançada biografia de Kim Gordon, ex-baixista do Sonic Youth. Em texto Kim externa sua vida de maneira franca abordando desde a sua infância, seus primórdios artísticos, feminismo e o término abrupto de seu casamento e da sua banda. A mesma ainda não tem data de lançamento no Brasil, mas pode ser adquirida em edições importadas em inglês.

2 e 3. O livro do disco: Daydream nation – Sonic Youth / The Velvet Underground & Nico – Velvet Underground & Nico:  Acabam de sair no Brasil os primeiros livros da série 33 1/3, coleção cujo objetivo é abordar minuciosamente álbuns clássicos da histórica da música mundial. Nesta primeira leva, adquiri obras que analisam dois álbuns que tenho profunda admiração: Daydream nation e The Velvet Underground & Nico. Espero que saiam outras tantas edições por aqui já que nos EUA a coleção já atingiu o número de 100 livros publicados.

4. Mais pesado que o céu: uma biografia de Kurt Cobain: há tempos esta biografia figura na minha prateleira e ainda não me dediquei a ela. Kurt sempre será lembrando como um dos maiores ícones da história do rock mundial, pois sua influência até hoje reverbera. A biografia escrita por Charles R. Cross é tida como o melhor retrato do ex-líder do Nirvana.

5. Autobiografia – Morrissey: Esperada por muitos, a autobiografia do “maior inglês vivo” dividiu opiniões. Em livro Moz aborda desde a sua conturbada infância, suas primeiras paixões musicais, os tempos em que liderava os Smiths e a sua carreira solo, mas deixa em aberto muitas questões, principalmente quanto a sua sexualidade, tema que até hoje segue em suspenso. Mesmo com a controversia anunciada, creio que a leitura ainda é obrigatória para fãs.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Biografias musicais para ler em 2015”


 

Comentar