5 às 5as – Blogs literários
por Patricia
em 20/03/14

5 (1)

Sei que existem estilos e estilos de resenhas ou comentários sobre livros, mas o que percebo ser quase universal entre leitores é que eles gostam de falar, ler, desenhar, ouvir e memetizar (verbo novo?) quase tudo que tem a ver com livros. É aquela vontade de encontrar uma turminha que também cheira livro novo, que arruma a estante para descansar a cabeça (e passa mais tempo pensando em maneiras de organizar a estante do que, de fato, organizando-a), que sempre tem um ou mais livros na mochila porque vai que…Essa é uma tuma que nem sempre é fácil de juntar. Por isso que hoje, a minha lista vai falar de blogs literários. Essas lindezas que já me apresentaram autores, livros e amigos (às vezes tudo isso em um único post).

Tenho uma longa lista de blogs literários que sigo por N motivos. Alguns, para saber de lançamentos. Outros, para saber sobre novos autores. E ainda tem aqueles que resenham livros inesperados (ou, aqueles muito esperados).

Vou tentar listar 5 dos mais visitados mas deixar algumas menções honrosas para quem tiver interesse. 😉

Listados em nenhuma ordem em especial:

1 – Murmúrios Pessoais: Eu não conhecia a blogosfera literária e, aos poucos, fui abrindo um mundo novo. O blog da Gleice foi o primeiro que me deu vontade de ler mais e, além disso, escrever também. Eu gosto muito das resenhas dela, das entrevistas e acho que a Gleice tem uma veia crítica que não é muito comum ver hoje em blogs.  E gosto disso porque tira um pouco aquela sensação de “mais do mesmo”. 

2 – Cafeína Literária: esse é um blog que descobri há pouco tempo mas já estou adorando. O blog é um misto de resenhas, notícias, colunas… e gosto bastante. Acho que é bem organizado e gosto quando eles colocam traduções de colunas literárias de fora tornando-as mais acessível aos que não falam tal língua. Adoro o layout e a maneira como eles terminam as resenhas sempre dizendo que tipo de café vale o livro. Original…rsrs

3 – Livros abertos: A Camila von Holdefer escreve resenhas bem profundas, bem pensadas e, às vezes, bem longas com direito a trechos dos livros e uma análise crítica equilibrada. Acho a escrita dela muito boa e referência para quem gosta de blogs literários e boa gramática. O layout clean do site também é algo que me agrada. Ela não escreve sobre um estilo único, mas passeia bem por vários.

4 – Livrada: acho que esse é um dos blogs mais despojados que conheço, tanto na maneira como o Yuri escreve quanto na forma como ele parece escolher seus livros. Não me passa de maneira nenhuma a idéia de alguém que se leva a sério demais, o que me agrada muito. Ele fala o que pensa e está ali, em português bom e claro para quem quiser entender. E ainda sobram umas risadas de vez em quando. Aliás, o desafio que o Yuri criou esse ano está muito bom, hein?! Vale a pena dar uma olhada.

5 – Pósfacio: aqui tem cinema, tem literatura, tem música, tem bom conteúdo. Com diversos colunistas, esse blog tem conteúdo novo quase sempre e com qualidade indiscutível. Lembro que na semana que o descobri, tirei todo meu tempo livre para explorar mais o site e só confirmei ainda mais o quanto gostei. Vale seu tempo. 😉

Agora vamos para algumas menções para quem gosta de diferentes estilos de blogs:

Perdido em palavras: esse também é um blog que fala de cinema, literatura e música com uma equipe competente. Os posts são constantes e a variedade me interessa. Aliás, dá para descobrir umas bandas bem diferentes (que eu nunca tinha ouvido falar antes) com esse pessoal. Antenados!

Livro Lab: a Aline escreve muito bem e gosto das resenhas dela. Gosto muito do tête a tête que ela coloca no final de cada resenha para os apressadinhos. O mais legal foi que conheci o blog dela porque ela comentou em uma das minhas resenhas aqui no Poderoso (detalhe que ela não concordou muito com minha avaliação..rs).

Bons livros para ler: Luiz Guilherme é livreiro e escreve sobre livros que nem sempre são muito comentados (isso é verdade, acho, para a maioria de blogs que sigo). Suas resenhas têm como pano de fundo seu enorme conhecimento em literatura e são bem escritas de verdade. Do tipo que dá gosto de ler.

Livros e citações: Esse é um bom blog para saber de tudo o que está acontecendo no mundo dos livros. Acho extremamente completo e bem atualizado; o que imagino que deve dar uma baita trabalho mas eles organizam tudo muito bem (meu TOC agradece). rs Pelo twitter, eles organizam gincanas muito divertidas e que deixam o pessoal de cabelo em pé.

E é isso. Essa é uma lista singela porque não tenho como acomodar todos os blogs, mas estou sempre aceitando indicações de novos para conhecer. 😀

Postado em: 5 às 5ªs

3 Comentários em “5 às 5as – Blogs literários”


Avatar
Aline T.K.M. em 20.03.2014 às 15:58 Responder

Que honra ser citada no post, Paty!! =) Também adoro alguns blogs citados como, por exemplo, o Posfácio.

Um beijão, Livro Lab

Avatar
Gleice em 20.03.2014 às 20:47 Responder

Ah, gente. *O*

Toda equipe do Resumão tá aqui óh: <3 Eita gente competente.

Adorei a escolha dos blogs! Não conhecia alguns! ^.^

Beijoooos

Avatar
Robson Gabriel em 22.03.2014 às 01:40 Responder

Paty sua linda! Você está de parabéns pelo post e eu me sinto extremamente honrado em ver meu blog na lista <3 muito obrigado mesmo


 

Comentar