5 às 5ªs – Calhamaços que me proponho ler esse ano
por Ragner
em 09/01/14

5 (1)

Livros grandes podem amedrontar os leitores mais preguiçosos. Admito que em certas ocasiões o livro precisa ser bastante interessante para me causar aquela vontade maior, mas, mesmo tendo lido poucos, livros assim me provocam, criam imaginações do como o autor consegue estruturar tamanha trama e construir enredos com tantas palavras. A lista dessa semana possui 5 livros que me proponho a ler nesse ano de 2014 e que são grandes obras.

Guerra

1 – Guerra & Paz – Leon Tolstoi: Tolstoi é figura carimbada para amantes de excelente literatura e quase impera entre os clássicos (assim como outros russos). Comecei a ler Anna Karenina, mas não findei. Sua obra não é para qualquer leitor e sua escrita necessita uma abrangência maior no quesito cultural. Guerra & Paz é dito como seu sucesso maior e quero por demais descobrir isso. Por outras vezes tive a oportunidade de ler, mas me sinto bem mais preparado atualmente.

Ulisses

2 – Ulisses – James Joyce: Um livro do qual já ouvi falar demais, mas que conheço muito pouco. Minha curiosidade é gigantesca em relação a essa obra. Quero saber se passa a história toda mesmo em um dia, o quanto tem a ver com o Ulisses de Homero (aquele que escreveu Odisséia e Ilíada), sem deixar de falar que quero ser apresentado, e bem, a James Joyce.

a_montanha_magica

3 – A Montanha Mágica – Thomas Mann: Outra obra que conheço muito pouco e já ouvi falar um bocado. Não tenho ideia se rola alguma relação com a música da Legião Urbana, e o quanto ela influenciou a literatura universal, mas que é um clássico reconhecido, disso não tenho dúvidas. Mais um livro que atiça minha curiosidade e que esse ano farei o possível para degustar com gosto.

Catadores

4 – Os Catadores de Conchas – Rosamunde Pilcher: Já li e ouvi coisas boas, já ouvi coisas ruins, mas acabei comprando o livro e presenteando minha mãe que diz ter gostado muito e que quer ler mais livros da autora. Desde que trabalhei em uma livraria, tive vontade de ler o livro, muito pelo tamanho e pela história que me interessou um bocado. Com ele em mãos ainda não me agarrei intensamente, pois livros grandes assim, no meu ponto de vista, tem que ser assim: ir com tudo, com a cara e a coragem. Depois de lê-lo, prometo uma resenha a altura.

Crônicas

5 – Crônicas De Gelo E Fogo (3º, 4º e 5º) – George R. R. Martin: Simples, comecei, empaquei (mas mesmo assim sou APAIXONADO pelo universo do bom (mal) velhinho) e irei terminar. Não há o que discutir, a magnitude supera muito trem que já existe, a quantidade absurda de personagens, acontecimentos, desilusões, indas e vindas, desdobramentos e reviravoltas é estrondosamente delirante, intrigante e apaixonante. Cada livro por si só já é enorme e páginas é o que não faltam para configurar os livros como calhamaços de respeito.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Calhamaços que me proponho ler esse ano”


 

Comentar