5 às 5as – Clássicos que estou postergando para ler
por Patricia
em 11/09/14

5 (1)

Muito que bem. Esse Poderoso meio que já virou um confessionário para mim. Já disse que tenho receio de ler russos (e não entender nada), já assumi que gosto de YA, romances históricos, livros policiais (julgue à vontade) e coisas do tipo. Eu gosto de livros clássicos também, mas confesso que alguns eu tenho evitado propositadamente. Sabe quando você olha um livro e bate aquela preguiça? Pois é. Os motivos são variados: pode ser a temática que me cansa, o estilo do autor que eu já conheço e não curti muito ou mesmo o tamanho do livro – porque, sejamos sinceros, 600 páginas exigem estamina e a minha tem estado próxima a zero.

Então aqui estão 5 livros que eu ando deixando de lado descaradamente, sem ordem específica e com uma justificativa bem fraca e, provavelmente, racional apenas para mim. Mas é uma tentativa, gente. Dá um desconto. 😉

download (2)

E o vento levou – Margaret Mitchell: então…..temos aí tranquilamente umas 800 páginas de livro (a foto acima é só do volume 1 dessa edição). Eu tenho diversos livros grandes na minha estante, todos lindos, mas nem todos me chamam sempre. Esse tipo de livro sempre exige uma programação especial na minha cabeça que, por sua vez, exige tempo e dedicação. O livro está na lista de espera e confesso que pode ser por tempo indeterminado.

 

download (3)

Senhor dos anéis – J. R. R. Tolkien: tentei algumas vezes ler o primeiro volume da série, mas rapaz….foi difícil passar pelas descrições do autor. Na época, lembro que comecei a ter uma enorme preguiça de pegar o livro e, com isso, ele foi ficando de lado. Isso já deve fazer mais de 10 anos e até hoje não tentei ler Tolkien de novo – uma falha, eu sei. Mas sinceramente, desenvolvi esse bloqueio estranho para ler o autor. Vou tentar novamente com O Hobbit logo. Um dia. Talvez. Quem sabe?

 

download (1)

Os Miseráveis – Victor Hugo: mais um do time “milhões de páginas”. Vi duas adaptações do livro para o cinema e gostei de ambas. Acho que conheço bem a estória já, mas não me animei ainda para pegar o livro. Perdi as contas de quantas vezes eu brinquei com esse livro nas livrarias da vida, mas na hora H sempre deixo ele de lado para levar outros títulos. De todos dessa lista, esse é o que mais quero ler dos que menos quer ler, se é que vocês me entendem.

 

download

O morro dos ventos uivantes – Emily Bronte: é difícil explicar o que me fez ficar longe desse livro. Talvez por ter sido uma das obras que inspirou Crepúsculo, talvez porque eu não tenho me conectado muito com a adaptação para o cinema (que tentei ver há muito tempo e não terminei), talvez porque Seinfield tirou sarro do filme em um episódio engraçadíssimo e eu levei a sério. Não sei. De qualquer maneira, o livro e o filme ficaram em segundo plano nas minhas metas anuais até agora. Se vão entrar na lista do ano que vem ainda não sei. Mas tô aí evitando esse livro há anos também.

ulyssescover

Ulysses – James Joyce: Acho que esse é um livro que tenho evitado até de chegar perto nas livrarias. Já ouvi coisas boas, já ouvi coisas ruins, mas ainda não tive aquele desejo intenso de descobrir por conta própria o que seria essa obra. Das opiniões mistas que já recebi, tanto as do que gostaram quanto as do que não gostaram foram muito bem formuladas. Ou seja, acreditei que o livro era ruim, depois que era bom, depois que era ruim e depois que era bom. Claro que só vou saber o que acho mesmo lendo, mas não consigo me empolgar. Tá aqui na lista de “preciso resolver logo”, mas quando será, só Buda sabe.

Postado em: 5 às 5ªs

2 Comentários em “5 às 5as – Clássicos que estou postergando para ler”


Avatar
Fernanda Souza em 12.09.2014 às 07:12 Responder

Ai Paty, eu desisti do Tolkien e até doei os livros (sim, eu tinha os 5 livros e doei). O morro dos ventos uivantes foi uma grata surpresa quando li, li em uma semana em uma época que eu quase não lia livros, eu troquei a minha versão da Martin Claret por essa da Lua de Papel que adoro.

‘E o vento levou’ e ‘Os miseráveis’ eu tenho muita vontade de ler, mas nunca tive os livros em mãos para começar. Espero que você consiga ler todos esses em breve.

Beijos
Fê – Leitora Incomum

Avatar
Paty em 12.09.2014 às 08:56 Responder

Eu doei 2 também. Mesma coisa….tentei, tentei e ai desisti. =(
Entao bora tentar junto…ate porque acho que nosso grupo de clássicos morreu ne..hahhaha
MAs enfim….estou postergando, mas quero ler.

Bjos.


 

Comentar