5 às 5as – Dicas para escrever de Stephen King
por Patricia
em 12/11/15

5 às 5as

Recentemente, li o ótimo Sobre a escrita de Stephen King. O livro vai receber uma resenha digna espero, em breve, mas achei que seria interessante dividir com vocês 5 dicas de escrita do autor. As dicas têm um foco específico em quem escreve, mas sinto que também podem ser boas dicas para leitores – principalmente a dica 4. 😉

Todas são citações retiradas diretamente do livro:

CAPA-Sobre-a-escrita

Sobre editar o próprio trabalho a torná-lo livre:

1 – Escreva com a porta fechada, reescreva com a porta aberta. Em outras palavras, você começa escrevendo algo só seu, mas depois o texto precisa ir para a rua. Assim que você descobre qual é a história e consegue contá-la direito – tanto quanto você for capaz -, ela passa a pertencer a quem quiser ler. Ou criticar. (pág. 54)

Sobre a importância de continuar mesmo quando não se sabe para onde vai:

2 – A segunda lição, quase tão importante quanto a primeira, foi perceber que parar uma história só porque ela é emocional ou criativamente custosa é uma péssima idéia. Às vezes é preciso perseverar, mesmo quando não se tem vontade, e às vezes você está fazendo um bom trabalho mesmo quando parece estar sentado escavando merda. (pág. 71)

Sobre inimigos mortais:

3 – Outro conselho que dou a você antes de seguirmos para a próxima bandeja da caixa de ferramentas é: o adverso não é seu amigo. (pág. 110)

Sobre abandonar livros:

4 – Se um escritor saber o que está fazendo, eu sigo com ele. Se não souber….Bem, estou na casa dos cinquenta agora, e ainda há muitos livros por aí. Não tenho tempo a perder com os mal-escritos. (pág. 154)

Sobre o melhor conselho de todos:

5 – Se você quer ser escritor, existem duas coisas a fazer, acima de todas as outras: ler muito e escrever muito. Que eu saiba, não há como fugir dessas duas coisas, não há atalho. […] Acho difícil acreditar na existência de pessoas de pouca (ou nenhuma) leitura que tentam escrever e esperam que os leitores gostem de seus textos, mas sei que elas estão por aí. Se eu ganhasse um centavo para cada um que já me disse que queria ser escritor, mas ‘não tinha tempo para ler’, daria para pagar um bom jantar em uma churrascaria. Posso ser direto? Se você não tem tempo de ler, não tem tempo (nem ferramentas) para escrever. Simples assim. (pág. 126 – 128)

 

Resenha completa do livro aqui. 😉

Postado em: 5 às 5ªs

2 Comentários em “5 às 5as – Dicas para escrever de Stephen King”


Avatar
Ana Paula em 16.11.2015 às 09:48 Responder

O último realmente é o melhor! Achei o livro todo cheio de dicas preciosas. Eu gostei muito dessa frase: “A vida não é um suporte à arte. É exatamente o contrário.”

Abs! 😀

Avatar
Patricia em 16.11.2015 às 12:56 Responder

O livro está mesmo recheado de pérolas! 😀
É uma fonte bem boa de idéias e pontos importantes para quem deseja escrever. Mas achei que tinha bastante coisa legal para leitores. 🙂


 

Comentar