5 às 5ªs – Filmes sobre Ficção Científica
por Ragner
em 28/02/13

3367-read-a-book-500-337_large

 

Essa semana procurei listar alguns filmes que versam sobre condições futurísticas, que condizem com versões de outros mundos ou mesmo que trabalha o homem em situações que ultrapassam uma certa realidade existencial. Existem muitos filmes que poderia entrar nessa lista, mas tentei apontar 5 que se destacam em 5 tipos específicos de ficção, sejam elas: tempo, espaço, virtualidade, tecnologia e um clássico. Espero que gostem.

1 – Star Wars & Star Trek: São dois filmes, duas franquias bastante conhecidas e que até mesmo possuem fãs diferentes, mas eu, particularmente gosto muito de ambas. Star Wars conta a história de “Há muito tempo atrás, em uma galáxia muitomuito distante“, onde seres de espécies diferentes convivem em um mundo bem diferente do nosso, onde planetas são como países e seres do bem e do mal lutam entre si pela ordem ou caos. Já a história de Star Trek se passa em um futuro que está intimamente ligado ao futuro da Terra e onde o espaço é a “fronteira final” e o homem segue “…audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve“, compartilhando o universo com outras culturas, explorando outros mundos. Duas séries de filmes que eu julgo fundamentais para quem gosta desses estilos;

2 – Matrix: Eis um filme que, acredito e defendo, todo ser pensante deveria assistir. A filosofia contida no filme é fascinante. Essa ficção nos faz refletir sobre nossa condição de convívio, dependência, aproveitamento e entendimento de como nosso futuro pode ser enquanto vamos nos fortalecendo tecnologicamente. Entre vários filmes com a temática sobre o avanço tecnológico e de inteligência artificial, Matrix reproduz de forma bem interessante o que podemos atingir se avançarmos tanto sem qualquer controle. Um dos pontos altos do filme, questiona a realidade e como muitas vezes vivemos sem nos importar com o que verdadeiramente acontece em nossa volta, sem analisar, refletir, argumentar, sem pensar de forma concreta a vida, apenas vivendo de ilusões.

3 – Tron: Aqui somos apresentados à um mundo paralelo que existe a partir da construção de um mundo virtual sugestionado para um jogo de videogame. A ideia de outra realidade introduzida em uma condição digital pode ser bem complicada de conceber como possível, mas toda a história é muito interessante, ainda mais contribuindo no entendimento que em tal mundo, as ações tecnológicas não diferem muito de ações humanas.

4 – 2001 – Uma Odisséia No Espaço: Um clássico que não poderia faltar na lista. O filme começa ilustrando o nosso passado, quando uma civilização primitiva descobre um monolito e logo em seguida aprende a utilizar novas ferramentas para conseguir comida e enfrentar inimigos. Logo em seguida é dado um salto para o futuro. O filme não é simples, possui um enredo bem complexo. Assisti algumas vezes (poucas até), mas não o entendi por inteiro. Toda uma discussão sobre outras civilizações alienígenas, evolução, tecnologia e filosofia são possíveis no decorrer do filme. O que é muito interessante nele, é a facilidade com que vai surgindo questões para reflexão. É um tanto difícil de entende-lo por completo.

5 – De Volta Para O Futuro: Esse filme, digo, essa trilogia fez parte de minha infância e adolescência, estando entre os melhores filmes que já assisti que trabalham a questão de viagem no tempo. Existem outros muitos filmes sobre essa temática que amo também, vide Efeito Borboleta, mas a trilogia em questão está em meus pensamentos há mais tempo e trabalha de forma fantástica, e até engraçada, o lance de passado, futuro e como nossas ações podem interferir no andamento temporal de nossas vidas e das de outras pessoas.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Filmes sobre Ficção Científica”


 

Comentar