5 às 5as – Gêneros para leitura rápida
por Patricia
em 01/05/13

5

Sei que muitas pessoas apaixonadas por livros nem sempre encontram tempo para ler aquela lista linda do que querem. Não dá para ler As Crônicas de gelo e fogo com cinco provas se aproximando ou prazos apertados de TCC com aquela biografia extensa que os professores adoram passar. Eu entendo. Mas há uma maneira de incorporar a leitura no seu dia a dia de maneira que você ainda consiga ler alguma coisa que não seja por obrigação ou necessidade.

Vamos lá:

1 – Crônicas: esse é um gênero que você pode ler sem se estressar. Uma crônica por dia…muitas têm apenas duas páginas, dependendo do livro e do quanto o autor divaga. Esse é um gênero simples mesmo quando a crônica é sobre um assunto pesado. O que ajuda muito é que não é um gênero caracterizado por uma linguagem pesada, o que ajuda a leitura a fluir ainda mais rápida. Recomendo fortemente Fernando Sabino..mas se você segue o Poderoso há algum tempo, você já deve ter adivinhado isso. 😉

2 – Contos: como crônicas, contos são fáceis de ler. Muitos chegam a ser até rápidos demais e mesmo se tiverem um conteúdo profundo, não são um livro completo então é mais fácil. Contos e crônicas são, também, bons gêneros para conhecer autores novos. Se você está em dúvida sobre comprar um romance de 900 páginas de um autor e tem a chance de ler alguns contos dele (normalmente romancistas tendem a ser contistas, mas não existe uma regra para isso), aí está uma boa chance de conhecer o estilo dele antes de gastar.

3 – Suspense/Policial: pessoalmente, sempre defini a qualidade de um livro de suspense usando dois pontos críticos – o quanto eu me enganei ao tentar descobrir o assassino e quanto tempo levei para ler o livro. O que já notei é que quanto melhor escrito é o livro, mais rapido eu leio. E acredito que isso seja verdade para muitas pessoas. Um livro de suspense bem escrito te prende de tal maneira que você talvez não tenha tempo para ler, mas vai achar porque não é possível que o assassina seja A se você tem certeza absoluta que é B. Harlan Coben é muito bom nisso e, claro, a rainha do crime Agatha Christie é a mãe de todas as noites em claro.

4 – HQs: desde que começamos o Poderoso, tem uma coisa que me impressionou muito que é o quanto HQs estão cada vez mais abrangentes. Tem até HQs biográficas!!! É realmente fantástico. E, claro, não poderia deixar de ser uma leitura rápida porque não tem muito texto e muito do contexto pode ser inferido dos desenhos. Mesmo se o assunto for um pouco pesado, é uma leitura que acaba sendo facilitada pela própria estrutura da HQ.

5 – Chick lit*: digam o que querem sobre a qualidade desses livros mas há uma verdade universal ligada a chick lits: eles são muito rápidos de se ler. Justamente por não terem uma história estruturada de maneira muito complicada e os personagens não serem muito profundos (às vezes), a leitura flui que é uma beleza. A Marian Keys por exemplo, é uma autora que usa quase o mesmo estilo em todos os seus livros e ainda assim consegue divertir o leitor e fazer com que a leitura seja agradável. É o tipo de livro que funciona para ler depois de…sei lá…crime e castigo…ou qualquer russo, para ser sincera.

*Chick lit é um gênero cuja protagonista, normalmente, é uma mulher e o livro é escrito por autoras. Tendem a ser ficção mais leve e com mais açúcar.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Gêneros para leitura rápida”


 

Comentar