5 às 5as – Histórias da vida real
por Patricia
em 15/05/14

5 (1)

A lista de hoje toca em um assunto que me interesssa muito – livros que retratam episódios da vida real. Não necessariamente são biografias ou ensaios e, muitas vezes, nem mesmo pesquisas profundas sobre determinado tema. São livros de não ficção que nos permitem conhecer um pouco mais sobre uma realidade muitas vezes escondida. Essa é uma categoria bem forte na minha estante hoje e sempre que quero sair de uma ressaca literária, é um dos gêneros ao qual recorro. Então bora para a listinha. 😉

download (1)

1- As boas mulheres da China – Xinran: Eis um livro que indico para todos que têm interesse em conhecer um lado da China que pouco se fala. Sabemos da condição dos trabalhadores, sabemos da economia e sabemos alguma coisa da vida do dia a dia através de alguns especiais na televisão. O que pouco se fala é sobre como a sociedade chinesa trata as mulheres contadas pelas próprias mulheres à jornalista Xinran. Comentei sobre esse livro em uma outra lista e já posso garantir que vocês precisarão de uma caixa de lenço em alguns momentos.

download (2)

2 – Jogo de poder – Valerie Plame Wilson: O livro conta uma época da vida da jovem Valerie – agente da CIA. Em 2003, no auge da decepção com o Governo Bush, uma grande jornal estampou uma foto sua com sua identidade verdadeira. A notícia causou furor porque a) revelar a identidade de um agente secreto é crime federal e b) aos poucos, descobriram que o vazamento havia saído da própria Casa Branca. Quer dizer….jogaram no ventilador. Valerie foi intimidada a depor e ela e seu marido começaram uma verdadeira guerra com Washington. Virou filme com Sean Penn e Naomi Watts. Bom livro, bom filme. Vale ler para entender o caos em que os EUA se encontra na época.

contra-ataque-aaron-j-klein-121-MLB4656040109_072013-O

3 – Contra ataque – Aaron Klein: Esse livro nos conta sobre o massacre das Olimpíadas de Munique em 72 e as ações subsequentes que Israel tomou caçando e assassinando todos aqueles que acreditavam estarem envolvidos no atentado. Com boa quantidade de detalhes, o livro surpreende justamente por contar uma parte da História que tentaram manter escondida. O livro inspirou o filme Munique de Spielberg e a ira de judeus e do mundo todo quando souberam que o Mossad havia conduzido sua vingança pelos subterrâneos, sem qualquer aprovação ou repeito a fronteiras internacionais. É um bom para debate.

livro_hiroshimaJohnHersey

4 – Hiroshima – John Hersey: Essa é mais uma reportagem do que uma história narrada por um personagem específico. Contado do ponto de vista de 6 sobreviventes e escrito apenas um ano depois da tragédia da bomba nuclear, o livro carrega o leitor por uma catástrofe extremamente triste. O que esses sobreviventes contam poderia, facilmente, ser uma cena de filme de terror. O último capítulo foi escrito quarenta anos depois da bomba, em uma tentativa de retratar também aqueles que foram deixados para sofrer com os efeitos da bomba. É incrível.

download (3)

5 – Estação Carandiru – Dráuzio Varela: Livro que também já entrou em outra lista aqui o Poderoso. Lembro de ter terminado esse livro e ficado alguns minutos sem reação nenhuma. Por morar em São Paulo e passar sempre em frente ao Carandiru, estava de certa forma, habituada a ver aquelas mãos e camisetas na janela; a ter aquele sensação ruim quando passava ali. Tudo o que eu sabia, no entanto, do lado de fora, não se comparava ao que acontecia ali dentro. Varela é objetivo e relata com muita qualidade o que se passava por trás das grades. É assustador e humano. Até demais.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Histórias da vida real”


 

Comentar