5 às 5as – Histórias para jovens leitores
por Patricia
em 15/10/15

5 às 5as

 

Na segunda feira tivemos um dos meus feriados preferidos da vida: o Dia das Crianças. Para comemorar, listo hoje 5 histórias para jovens leitores que valem a pena ler em qualquer idade. Não vou nem colocar Harry Potter na lista porque vocês sabem que Harry Potter é um negócio maravilhoso para ser lido e relido para sempre.

A lista segue em nenhuma ordem específica:

 

untitled

 

1 – Trilogia Fronteiras do Universo – Philip Pullman: Terminei essa trilogia esse ano e simplesmente adorei. Tem de tudo aqui, mas no geral, é uma grande aventura com camadas de interpretação. Acredito que se você ler esse livro em momentos diferentes da vida, vai encontrar coisas diferentes e tão incríveis quanto a leitura original.

 

os-livros-que-devoraram-meu-pai

 

2 – Os livros que devoraram o meu pai – Afonso Cruz: Esse livro foi uma adorável surpresa. A imaginação que esse livro exige faz com que ele seja uma leitura perfeita para jovens leitores. Na resenha, comento que: “O livro todo mistura leves histórias da vida real de Elias (seu tempo com a mãe e a avó), com essa busca imaginativa de Elias pelos livros. Toda a metáfora para um menino que perdeu o pai jovem e agora busca encontrá-lo pode ser clichê, mas é feita de uma maneira tão adorável que esse é o tipo de livro que vai fazer qualquer leitor mais experiente sorrir em certos momentos. É considerado um livro jovem/infantil e acho que novos leitores vão se deliciar com Elias e, mais, se são leitores vorazes vão encontrar um parceiro.” 😉

 

download

 

3 – O motivo – Patrick Ness: Esse é o primeiro livro da trilogia Mundo em Caos. O livro é cheio de aventuras e termina no ponto certo para deixar qualquer um empolgado para a sequência. “Algumas cenas em outras livros jovens seriam mais leves, mas ele não amacia nada. Todd escapa de um ritual da cidade apenas para cair no ritual padrão da vida: aquele momento em que você precisa reconhecer quem é sua família de verdade, como você deve assumir o que faz de certo e errado e, principalmente, como lidar com um mundo que não vai te dar nada de graça e que é permeado de mentiras.” Pretendo ler os outros livros da série em breve.

 

Unknown

 

4 – O Guia dos mochileiros da galáxia: Que livro delicioso. Mais uma série reconhecida da qual li apenas o primeiro livro, mas já comprei todos e estou animada para a sequência. Sei que a série tem fãs ardorosos e lendo o primeiro livro dá para entender o motivo totalmente. O primeiro livro já dá o tom do tipo de aventura e enredos divertidos que vamos encontrar. Tem de tudo aqui: humor, ação, ciência, alienígenas e tudo que faz uma obra divertida.

Unknown

 

5 – Quadrinhos: Cresci lendo A turma da Mônica e achando que quadrinhos eram basicamente só isso. Foi só nos meus mais de 20 anos que descobri os quadrinhos clássicos de super heróis. Gostaria de ter sido apresentada a esses quadrinhos mais cedo porque descobri um tipo de história que eu simplesmente adoro. Portanto, não fiquem de frescura e deem quadrinhos de super heróis para meninas também. 😉

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Histórias para jovens leitores”


 

Comentar