5 às 5ªs – HQs mais marcantes
por Gabriel
em 05/02/15

5 (1)Desde pequeno tenho contato com quadrinhos. Já passei por todos os tipos de gêneros, desde os infantis aos de super-heróis e os adultos, e nesse tempo vi muito boas séries. Naturalmente, algumas marcaram mais que outras. Apresento abaixo algumas delas, mesmo que com certeza cometendo uma série de injustiças:

Marvels

5. Marvels

A primeira coisa que chama a atenção em Marvels é sua arte primorosa. Executada com técnicas totalmente diferentes e pintura aquarelada, a HQ de 1994 conta o aparecimento dos super-heróis da Marvel visto do ponto de vista de pessoas normais. Uma obra prima que é fundamental para quem conhece esse universo e gosta de personagens como o Homem-Aranha ou o Quarteto Fantástico.

maus

4. Maus

Eu já recomendei essa HQ muitas vezes na minha vida, aqui no blog ou em conversas. E continuarei recomendando por diversos motivos. Maus é marcante pelo seu tema. A HQ trata da vida de um homem judeu durante o Holocausto, retratando de forma criativa os judeus como ratos e os nazistas como gatos. O traço é simples, mas a maneira como o autor conta a história usando os quadrinhos é de fazer qualquer um chorar.

Sandman

3. Sandman

Sandman é um daqueles casos em que a obra de arte é maior do que o meio usado para faze-la. O que Neil Gaiman fez ao criar esse mundo de deuses ao redor do reino dos sonhos é incrível. As artes são bem aplicadas, o roteiro é inteligente e o panteão de deuses é apaixonante. Sandman é uma obra de arte, no melhor sentido da expressão.

Watchmen

2. Watchmen

Essa HQ revolucionou o mundo dos super-heróis. Ao apresentar o “lado negro” dos vigilantes com superpoderes, Watchmen colocou no ar a difícil pergunta que deu origem a seu título (que significa observador ou vigia em inglês): “Quem observa os observadores?”. A obra traz diversos temas obscuros que não apareciam nas histórias de super-heróis, mudando talvez em definitivo a visão do público de quadrinhos. Ficou famosa também anos mais tarde como filme.

Batman Cavaleiro das Trevas

1. Batman: O Cavaleiro das Trevas

Esqueça o filme de mesmo nome, que também é muito bom. A HQ Batman: O Cavaleiro das Trevas é bem anterior e mais genial. Aqui vemos um Batman já mais velho, uma Robin mulher e conversas tensas (e um tanto violentas) com o Super-Homem. O Cavaleiro das Trevas é o momento mais alto da história do personagem e impressionou demais a todos na primeira leitura. Outras obras dessa lista são mais recomendadas para quem só quer conhecer uma ou outra obra-prima do gênero, mas se você já conhece quadrinhos e não leu essa aqui ainda… faça isso agora.

Postado em: 5 às 5ªs

2 Comentários em “5 às 5ªs – HQs mais marcantes”


Avatar
Juliana em 05.02.2015 às 10:05 Responder

Maus estará acho que pra sempre entre as minhas leituras prediletas! ❤️
Mas agora a pergunta que não quer calar: cadê Persépolis nessa lista?

Avatar
Gabriel em 06.02.2015 às 09:54 Responder

Hahaha, foi mal não ter incluído Persépolis, mas não dá para colocar tudo. Não tem Joe Sacco aí, por exemplo, hehe.
Mas me guiei mais por “marcante” no sentido de q quando li fiz “uau”, e aí pessoalmente Persépolis não me tocou tanto quanto Maus, por exemplo. E os outros são menos tocantes nesse sentido, mas li mais novo e tiveram impacto grande nas suas épocas, hehe


 

Comentar