5 às 5ªs – Justiceiros dos quadrinhos
por Ragner
em 13/02/14

5 (1)

Com a sugestão do camarada Thiago  tenho o orgulho de listar 5 justiceiros que não se parecem em NADA com os pseudos, denominados, justiceiros que estão com a neura modística de fazer justiça com as próprias mãos atualmente. Muito está sendo comentado, muito está sendo discutido, mas muito pouca representação de justiça IDEAL está sendo praticada. Alguns humanos desfavorecidos e até mesmo culpados, estão sofrendo nas mãos de ignorantes de uma ética MEGA simplista e bem pouco factual. O público parece desejar mais vingança do que justiça, como muito bem falado pelo Pirulla em um vídeo – “Justiça” com as próprias mãos – bem focado sobre o assunto.

A lista promove os heróis justiceiros que podem corroborar, ou não, com o perfil de alguém que promove a justiça (menos o Justiceiro, se bem que ele quase só mata mafioso ou criminoso de auto escalão, até os pé rapados ele não se incomoda muito).

 

batman-fi

1 – BATMAN. Sim, em letra maiúscula. Muito já escrevi sobre ele aqui, algumas HQs dele já resenhei, filme idem e só posso dizer que ele, se ainda não ficou óbvio, é meu herói favorito (meu e de uma galera que tem bom gosto). Não tenho certeza tanto em relação ao Gabriel, mas sei que a Patrícia e o Thiago gostam BEM. Nosso “justiceiro” favorito é um orfão que decide lutar contra o crime e combater o mal e faz muito isso dando uma força à lei, mesmo que ela fique contra ele. O lance mais interessante é que o Morcegão possui questões éticas que são intransponíveis, mesmo que isso acabe ocasionando a liberdade do meliante (em função do bem estar da vítima), mas não adianta, o bandido acaba sendo recapturado e a justiça prevalece. Se depender do Cavaleiro Das Trevas…SEMPRE.

 

punisher-forest

2 – Justiceiro. Esse é da pesada, ama detonar, explodir, matar, trucidar e punir os bandidos mais violentos que existem nos quadrinhos, principalmente os mafiosos ou chefões do crime. Não costuma perder tempo com bandido pé de chinelo. Inicialmente se preparou para uma “Vendeta”, VINGANÇA, contra aqueles que assassinaram sua família, mas com o tempo percebeu que a lei não estava punindo, como ele acreditava que devia ser, os assassinos, estupradores e torturadores que viviam livres pelos E.U.A., então se auto denominou “Punisher”, o nome Frank Castle servia mais como alter ego, e passou a ser o pesadelo real dos maiores criminosos que já existiram nos quadrinhos.

 

capa

3 – Demolidor. O Homem Sem Medo, também já resenhado aqui e é outro justiceiro que defende o cumprimento do que acredita ser certo e apenas facilita o serviço da lei (não esquecendo de que ele é advogado). Vivendo na Cozinha Do Inferno – Hell’s Kitchen – bairro de Nova Iorque, nosso herói luta contra o Rei Do Crime e outros vilões que subjugam os cidadãos da cidade. O fato de ser cego e de nunca recuar,contribui para a alcunha de homem sem medo. Com os sentidos expandidos por um acidente em que produtos químicos caíram sobre seus olhos e ter pai assassinado pela máfia, Matt Murdock decide lutar contra o crime e treinou tanto corpo quanto mente para isso.

 

spawn10-1328071865

4 – Spawn. O Soldado Do Inferno é um justiceiro diferenciado. Foi traído, chegou ao inferno, fez um pacto com um demônio (existem muitos e o inferno possui alguns círculos – andares) e voltou à Terra, mas agora com um simbionte no corpo e a serviço do tal demônio. Porém Al Simmons, o Spawn, acaba se revoltando com sua condição e decide enfrentar as criaturas do inferno e o mal que existe em sua cidade, sendo um justiceiro que está do lado dos mendigos que vivem pelas ruas e dos cidadãos que sofrem com a máfia e criminosos violentos. A cria do inferno passa a lutar juntos com seres celestiais.

 

78fb3-rurouni-kenshin-rurouni-kenshin-2813612-800-600

5 – Rurouni Kenshin – Samurai X. O exemplar oriental para nossa lista (claro que deveria haver), que eu amava assistir na época antes e durante a facu. Não lia o manga, acompanhava bem as vezes quando um caro amigo levava para sala, mas seguia mesmo pelos OVAs que baixava e o desenho que passava na tv. Nosso herói, anteriormente conhecido como “Battousai – o retalhador”, vive como andarilho, lutando cada dia para tentar expiar seu passado sangrento, defendendo quem precise de ajuda. Kenshin tinha um código, nunca mais tirar a vida de quem quer que fosse o por isso utilizada uma espada com o gume para dentro.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Justiceiros dos quadrinhos”


 

Comentar