em 11/04/13
Mais um 5 às 5as e, hoje, vamos falar de 5 livros para quem quer conhecer mais a bela literatura latina. São bons livros que mais do que recomendo e que, com certeza, merecem um cantinho na sua lista de leituras próximas. E prometo que não vou falar de Gabo porque que já dediquei um 5 às 5as inteiro para ele. 😉
1 – Travessuras da menina má – Mario Vargas Lllosa (Peru): um brilhante livro desse ganhador do prêmio Nobel. Usando as palavras de Ragner em sua ótima resenha do livro: “A história percorre o tempo, percorre o espaço, percorre amores, dores, sentimentos, encontros e desencontros.” É uma construção bonita de relacionamentos sinceros que funcionam ou não, mas que marcam os envolvidos de alguma forma e nos é apresentado de uma maneira real.
2 – A sombra do vento – Carlos Ruiz Zafón (Espanha): Depois de ler esse livro, Zafón entrou no meu rol de autores preferidos. A sombra do vento é um livro fantástico e o autor consegue descrever tudo de maneira poética que chega a nos passar o “gosto” das cenas. Ele consegue fazer com que cores saltem das páginas, personagems pareçam seus amigos de longa data e que Barcelona seja quase minha cidade natal. Zafón tem um poder de descrição como poucos (e vou repetir isso na resenha de Marina – que recomendo também).
3 – Os três mosqueteiros – Alexandre Dumas (França): Aqui é uma chance da criançada ler um belo livro sem sentir que está fazendo um super esforço para entender alguma coisa. Li esse livro há algum tempo e me encantei com a história a ponto de buscar assistir a todos os filmes adaptados dessa história. Com certeza, a história de Athos, Porthos e Aramis influenciou meu lado leitora de maneira importante. Acredito que seja uma bela introdução para jovens leitores no mundo do “clássico”.
4 – Festa no Covil – Juan Pablo Villalobos (México): Já falei desse livro algumas vezes mas vou recomendá-lo novamente. É um livro de menos de 100 páginas que apresenta tudo o que esperamos de uma história bem desenvolvida: sentimentos intensos, personagens bem construídos e um enredo que flui brilhantemente bem. Além disso, Villalobos incorpora bem aspectos da cultura mexicana (nem sempre positivos) que acrescentam mais camadas para a história.
5 – Pedro Páramo – Juan Rulfo (México): Eu não citei Gabo mas vou citar Rulfo – que influenciou Gabo (porque eu não aguento). Pedro Páramo é um livro cheio de fantasias e lindamente escrito. Rulfo usa as palavras de maneira a compor perfeitamente as cenas mais inusitadas possíveis (algo que, acredito, já ficou claro que chama muito minha atenção). Também é um livro curto e rápido de ler mas com um conteúdo que supera, em muito, seu número de páginas.
Menção honrosa para Estrela Distante de Roberto Bolaño (Chile). 😉
5 às 5ªsPostado em:
2 Comentários em “5 às 5as – Literatura latina (Sem Gabo)”
Oi Jonathan, na verdade fizémos essa sem Gabo porque tem uma que dedicamos inteiramente a ele: http://www.opoderosoresumao.com/5-as-5as/5-as-5as-livros-de-gabo
=D
Porque ele merece. rs
Faltou um Gabriel García Márquez, mas a lista parece muito válida. xD