5 às 5ªs – Livros Científicos
por Ragner
em 16/05/13

 

1 – A Dança Do Universo – Marcelo Gleiser: Sou um amante do universo e seus mistérios e gosto muito da didática do Marcelo. Esse foi o 1º livro dele que li. O estudo que ele faz da física é mega interessante e fácil, sem complicações ou experimentações graduadas demais. O entendimento da astronomia pode ser iniciada, para quem desejar, a partir de tal livro. Gleiser consegue tornar o estudo físico do universo mais tranquilo e menos abstrato, sem aquelas teorias confusas ou dificeis demais. Um trabalho fantástico.

danca do universo

2 – Uma Breve História Do Tempo – Stephen Hawking: O gênio Stephen quis deixar o conhecimento do tempo e espaço, mais aceitável e acessível para quem desejasse. Em Uma Breve História Do Tempo ele trás ao público leigo toda a conceitualização que discute buracos negros e o começo do universo atráves do Big Bang, dando uma visão geral de tudo que aconteceu e pode acontecer desde o início dos tempos até o final que é cheio de cogitações. O livro também possui vários gráficos matemáticos que concluem sistemas físicos elaborados para explicar teorias astronomicas.

56269_716

3 – O Universo Numa Casca De Noz – Stephen Hawking: Vislumbro esse livro como uma cópia melhorada e mega ilustrada de Uma Breve História Do Tempo. Devo acrescentar que, SIM, há um desenvolvimento mais didático e aperfeiçoado sobre as teorias científicas que discutem o Cosmo. Aqui há menos cálculos matemáticos e mais questionamento sobre a física teórica e teoria quântica. Muitos outros físicos e matemáticos também são apresentados e discutidos. O livro consegue ser ainda mais objetivo que o anterior, mas vale muito a pena conhecer os dois e utiliza-los em conjunto.

o_universo_numa_casca_de_noz

4 – A Harmonia Do Mundo – Marcelo Gleiser: Eis um livro que considero uma evolução do A Dança Do Universo. Não que possua uma ligação explícita nem mesmo que seja algo do tipo até de forma mesmo imaginativa, mas, ao meu ver, é possível conceitualizar que ambos os livros podem se ajudar. E entendam que A Harmonia Do Mundo é um romance sobre a vida Johannes Kepler, fornecendo conceitos e vislumbres sobre um dos maiores astrónomo e matemático que já existiu.

gleiser

5 – Hiperespaço – Michio Kaku: Foi com esse livro que me senti mais evoluído no estudo sobre dimensões, tempo/espaço, buracos de minhoca, astronomia, física e assuntos afins e foi aqui também que comecei a entender melhor a teoria das supercordas e perceber que universos paralelos podem ser compreendidos dentro de uma teoria geral do próprio universo. É mais avançados que os demais, mas nem por isso mais difícil. Aconselho a ler alguns dos outros inicialmente, seja A dança Do Universo ou O Universo Numa Casca De Noz, para que o conhecimento possa ser melhor compreendido e as múltiplas dimensões discutidas não sejam simplesmente conceitos de ficção-científica.

 ArquivoExibir.aspx

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Livros Científicos”


 

Comentar