5 às 5as – Livros considerados sagrados (para além do mundo cristão)
por Thiago
em 01/05/14

5 (1)

Livros podem ser coisas muito mais importantes para as pessoas do que imaginamos, nele muito mais do que histórias, personagens ou conhecimentos adquiridos pela humanidade pode conter algo que vai além disso. Neles o próprio sagrado pode ser encontrado, palavras de fé que guiam um povo em seu caminho terreno e espiritual.

Seja qual for sua crença, mesmo que ela não seja em coisa nenhuma, este post é para que tenhamos um olhar diferente sobre os livros, seu conteúdo e importância histórica.

Quando falo em sagrado, gosto de me apegar a ideia de Durkheim, onde tudo aquilo que um grupo considerar como tal, será então sagrado para os mesmos. E quem lida com a esfera dos sagrados são as religiões. (não, aqui não falaremos de religiões certas ou erradas, nem nada parecida, falaremos apenas de livros, como fazemos no Poderoso.)

Bom, então como o próprio título do post diz, vamos aos livros sagrados. Atentem-se ao detalhe e não se chateiem, optei por fazerr assim para trabalhar um pouco com o não óbvio e costumeiro pra nós ocidentais.

Alcorão: O Alcorão ou Corão é o livro sagrado do Islamismo. Os muçulmanos (indivíduos que aderem ao Islã) podem ainda se referir ao mesmo como “Al Karim” (o nobre) ou “Al Azim” (o poderoso). O nome significa “lido” ou “recitado” e faz todo o sentido pois o mesmo é recitado pelos fiéis.

alcorao

O livro consta das revelações de deus (Alá) ao profeta Maomé, compiladas em forma de sutras neste livro que rege toda a conduta de um povo deste muito tempo atrás até os dias de hoje. Além do mais é um livro belíssimo, tanto em sua forma de escrita quanto em edições fantásticas.

Vedas: São os 4 livros sagrados para o hínduismo, sendo eles o RigVeda, Yajurveda, Samaveda e Atharvaveda. E estes são os textos básicos para a complexa escrita considerada sagrada dentro do hinduísmo. Seriam estes os escritos mais antigos dentro da categoria livros sagrados.

cover vedas hindi

Torá: A Torá é o livro sagrado do Judaísmo e é composta pelo velho testamento da Bíblia, do livro Do Exôdo até o Deuteronômio. Nela encontramos a história da criação do mundo, os costumes e leis o povo judeu passadas por Deus a Moisés.

bb_bar-mitzvah_tora

Tao Te King: Também conhecido como Tao Te Ching ou livro do caminho e das virtudes é o livro sagrado do Taoísmo, religião chinesa. antes um filosofia baseada no pensador Lao Tsé ou Lao Tzi. O livro é composto de versos que exigem nossa reflexão e interpretação e só depois tomou um carater religioso, sendo utilizado inclusive de forma política pelos imperadores chineses.

Obs: vale muito a pena a leitura do mesmo, o tive por muito tempo como livro de cabeceira.

download (21)

Tripitaka: Também conhecida por Tipitaka, são textos registrados por discípulos de Buda contendo seus ensinamentos. Os mesmos são divididos em 3 partes, o Sutta Pitaka que agrupa os ensinamentos do próprio Buda, o Vinaya, onde estão reunidas as regras disciplinares a que estavam obrigados a seguir todos os que fazem parte da comunidade monástica, a Sangha o

( núcleo dos dois primeiros cestos é contemporâneo do próprio Buda), e o Abhidharma, ou textos filosóficos que têm com foco a transmissão do Budismo.

979b135377ef4bf0ba30748b44a59eef

Espero que após a leitura a curiosidade de vocês tenha sido pelo menos cutucada, para conhecer outros povos e culturas,

Boa leitura a todos!!

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Livros considerados sagrados (para além do mundo cristão)”


 

Comentar