5 às 5ªs – Livros da Companhia Das Letras
por Poderoso
em 03/09/15

5 às 5as

 

 

Fomos agraciados com uma parceria com a Companhia Das Letras e para comemorar tal fato, discutimos sobre listar livros que já lemos ou gostaríamos de receber da editora. Cada um de nós indicará aqui sua intenção de leitura. A cada parceria, ficamos felizes com o crescer de nossa empreitada literária e a responsabilidade em resenhar para quem gosta de ler e deseja descobrir mais e mais sobre o oceano de livros que existem por ai. O Poderoso começou de uma conversa que tinha a simples intenção de escrever sobre nossas leituras particulares, mas acabamos gostando tanto disso, que desejamos evoluir e alcançar patamares maiores. Acreditamos que estamos no caminho certo.

 

a561acd8-ea00-409d-8992-c8b64bcd9a47

Ragner

1 – Para Explicar O Mundo – Steven Weinberg: Dando uma pequena olhada no catálogo da editora, me deparei com a sinopse desse livro e digo que me interessei de cara. Gostei da capa e gostei mais ainda quando li que versava sobre filósofos, astrônomos e gênios históricos. O enredo deve percorrer sobre descobertas, discussões científicas e o parecer de grandes filósofos. Tudo que me interessa e que posso tranquilamente desfrutar em minha área de conhecimento.

 

AMADA_1233680718B

Patrícia

2 – Amada – Toni Morrison: Escolhi um livro que está na minha meta desse ano de uma autora que quero urgentemente ler. Mas pelo que ouvi do livro, sei que preciso estar no momento certo porque os livros de Morrison são devastadores. Amada é baseado numa história real e trata de um dos temas preferidos da autora: racismo. Já imagino que precisarei de alguns lencinhos e muito fôlego.

 

119234331_1GG

Bruno

3 – Uma longa queda – Nick Hornby: Um dos melhores livros do autor inglês responsável por clássicos da literatura moderna como Alta Fidelidade Funny Girl (ambos já resenhados por aqui).

Em Uma longa queda temos o quarteto de personagens formado por Martin Sharp (apresentador de tv), Maureen (dona de casa), Jess (uma adolescente rebelde) e JJ (ex-músico) que, inicialmente, não tem nada em comum a não ser o fato de terem decidido suicidar no mesmo dia e lugar. Como o plano não se concretiza todos decidem se ajudar e resolver os próprios problemas.

De maneira louvável Hornby consegue tornar cômica uma situação crítica e inusitada, conquistando assim o leitor com grandes lições de vida. Uma longa queda foi adaptado para o cinema ano passado e conquistou elogios por parte da crítica.

 

ensaio-sobre-a-cegueira-livro

Gabriel

4 – Ensaio sobre a cegueira – José Saramago: resolvi ir um pouquinho mais longe e pegar um livro mais antigo, principalmente porque me agrada muito o tratamento dado aos livros do autor. A editora sempre os apresenta com capas limpas e elaboradas, relacionadas ao tema da história. Um tratamento à altura do excelente e incomparável texto de Saramago, um dos meus autores preferidos. Ensaio Sobre a Cegueira dispensa apresentações e trata de uma cidade em que de repente todos os habitantes perdem a visão. E os impactos disso sobre a moral, a ética e a vida de todos. Incomparável.

 

Thiago

Thiago

5- Apesar de vocês – Oposição à ditadura brasileira nos Estados Unidos, 1964-1985.

O norte americano James N. Green  nos apresenta  aqui o resultado de um vasta pesquisa sobre a ditadura brasileira, mas nos mostrando o outro lado, o norte americano. Focando na resistência e polêmica ocorrida na época na terra do tio Sam, pelo apoio e financiamento que os EUA disponibilizaram para período tão nefasto da história brasileira.

Uma obra bem recortada e que nos leva a perceber o impacto, de maneiras não convencionais, da ditadura brasileira internacionalmente. Todo brasileiro e norte americano interessado em sua história e política deveria ler este livro.

 

logo companhia das letras

 

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Livros da Companhia Das Letras”


 

Comentar