5 às 5ªs – Livros Infantis e Juvenis
por Ragner
em 16/10/14

5 (1)

 

 

O dia das crianças desse ano aconteceu em um domingo e a semana considerada como feriado acabou acontecendo de forma diferenciada. Em algumas escolas só na quarta – dia dos professores -, ou até quarta é que rolou aquela folga e os dias seguintes serão de aulas (vide quinta e sexta). A tarefa da educação continua e precisa ser cada vez mais evidente. Enquanto alguns comemoram os dias dos pequenino(a)s com brinquedos, outros tentam incentivar a leitura. Enquanto para alguns, os livros são também brinquedos, para outros, ler pode ser um trabalho árduo e aqui entra o esforço dos professores para auxiliar na busca de conhecimento e cultura. Todo ano postamos algo relacionado à literatura e a data da criançada. A de 2012 e a de 2013 apresentam livros infantis e para os que estão chegando à juventude, essa semana falo um pouco de livros para crianças e para os professores. Afinal os queridos educandos também precisam ser lembrados.

 

Diario_de_um_banana1

 

1 – Diário De Um Banana: Fico entusiasmado ao presenciar a procura de um livro e esse atrai demais a atenção das crianças. Também em uma escola que trabalho, ele é campeão de interesse e posso dizer que a coleção precisa ganhar lugar de destaque em toda e qualquer escola/colégio de ensino fundamental. Diário de um banana possui quadrinhos e escrita fácil e tanto as meninas quanto os meninos, intensivamente, querem ler cada um dos volumes que esse Best-Seller infantil já lançou. E o sucesso é tão grande que até filmes já saíram.

 

download

 

2 – Capitão Cueca: Esse aqui é tipo campeão entre os meninos e mesmo algumas meninas gostam de ler. As aventuras de um professor rabugento que se transforma em um herói dos fracos e oprimidos são contadas por dois meninos que de arteiros tem tudo. George e Harold se envolvem em cada bagunça e muitas vezes precisam da ajuda do Capitão Cueca para poderem se safar e quase tudo aqui acontece na escola mesmo e tendo outros coleguinhas ou professores como “inimigos”. A imaginação e situações escolares tomam conta dos livros (Capitão Cueca é uma coleção) e isso ganha o interesse da criançada.

 

 

3 – O Dia Do Curinga: Já utilizei esse livro durante minhas aulas de Filosofia e digo que, com função introdutória e contexto literário, é deveras útil. Com ele podemos usufruir de uma leve aula de história e reflexão filosófica e assim conquistar mais leitores para Filosofia.

“Tudo gira em torno de um garoto crescendo, aprendendo e em torno de um personagem único, diferenciado, que VIVE em função de mostrar, ensinar algo. O que podemos aprender com alguém diferente? O que podemos ensinar à alguém ávido por conhecimento? Uma dicotomia existe dentro daquele que busca a sabedoria. Ele ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensina que precisamos de mais e aprende que nunca sabe demais.”

 

Índice

 

4 – A Revolução Dos Bichos: Em minhas aulas de Sociologia, pedi para que meus alunos lessem esse livro, para discutir e entender certas condições sociais, como uma sociedade passa por mudanças e a formação de conceitos sócio-políticos-culturais interferem em sua construção.

“Demorei um bocado para ler o livro, mas o momento é propício e o entendimento é fundamental para ajudar em sala de aula, já que pedi para meus alunos que o lesse. Como estamos em uma época em que o povo está se movimentando mais, onde pessoas vão às ruas para se manifestar por algo em que acredita, estou contente de saborear melhor um livro que tem por demais identificação com o que passamos em momentos de “revolução”, seja no passado ou no presente.”

 

macaquinho

 

5 – Macaquinho: Eis um livrinho infantil que possuiu uma história tocante, cativante e que foi contada para todas as classes da escola de nível fundamental na qual trabalho. Vários livros infantis recheiam bibliotecas de escolas e muitos são deixados de lado, sem a devida atenção que deveriam ter. Quando alguns desses livros são apresentados às crianças e passam a integrar as intenções de leitura, todos ganham. A literatura ganha, os professores ganham e os alunos ganham mais ainda. Conheci Macaquinho em uma contação de histórias e gostaria de conhecer muitos mais dessa maneira.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Livros Infantis e Juvenis”


 

Comentar