5 às 5ªs – Livros que gostaria de ver nas telonas
por Ragner
em 03/04/14

5 (1)

Na maioria das vezes em que leio um livro, tento não só criar os cenários de cada acontecimento, como também chego a idealizar como seria tudo filmado e produzido para o cinema. Vários livros chegam às telonas, em uma série de filmes ou mesmo até em seriado (GoT que não me deixa mentir). Alguns dos meus livros favoritos já até imaginei os protagonistas e os lugares em que poderiam ser filmados, mas por enquanto eles ficam só em minha imaginação. E alguns deles compartilho hoje com vocês.

 

shibumi-trevanian-obra-prima-1986-livro_MLB-O-57631622_2892

1 – Shibumi: “Nicholai Hel é um artista, eu não o nomearia como um assassino ou mercenário, como algo frio e calculista. Ele é uma pessoa com um altíssimo senso de dever, honra e atitude e com um elevadíssimo bom gosto. É um gênio, um expert em artes marciais, amante com habilidades sem iguais e detentor do Shibumi. Nascido durante uma guerra e sobrevivente de outra, aprendeu a viver conforme as transformações do mundo a sua volta simplesmente aconteciam ou quando lhe eram impostas (até quando foi preso injustamente, a cadeia não conseguiu sobrepuja-lo, muito pelo contrário).”. O livro me remete a filmes de ação, luta, aventura e qualquer outra coisa que me deixa vidrado em frente à telona.

 

mascaradesanguecapa_1

2 – Máscara De Sangue: “É um livro que chamaria muito a atenção daqueles que gostam de história de vampiro e ainda estão se iniciando no assunto já que é escrito com uma linguagem fácil de compreender e organizado de uma maneira clara. Para um livro de estréia, a temática é interessante e os cenários mudam inusitadamente. A trama gira em torno de Dionísio – um atleta-romântico-arqueólogo que está atrás da máscara ainda que não tenha plena certeza de sua existência. Há um toque de Indiana Jones aqui. Aliás, em todo o livro se sente a influência cinematográfica do autor.” Sim! Enquanto escrevia já o imaginava indo pro cinema, kkkkk.

 

ArquivoExibir.aspx

3 – Cem Dias Entre O Céu E O Mar: “Cem Dias é um livro sobre aventuras, sobre determinação, sobre obstinação, sobre vitória, sobre crescimento. Possui vários momentos que um leitor em busca de emoções pode querer. Apesar de ser um livro sem agitações, sem correria, é um livro que mexe com nossa imaginação, pois traduz uma história real, palpável, não há ficção aqui e a emoção é contemplada pela jornada em si e não por uma prosa cheia de ação (e aqui não há). Amyr Klink atravessa o Atlântico a remo, pois é, imaginem a cena: Durante cem dias, entre baleias, tubarões, peixes, ondas, tempestades oceânicas, sol queimando no “deserto” mais úmido possível e com a alimentação racionada. Uma aventura ou desventura?”. Seria um mega filme com cenas lindíssimas no oceano, momentos de reflexão, solidão produtiva e que poderia valer muito a pena assistir, tipo um “Náufrago” rodeado de água.

 

Índice

4 – Travessuras Da Menina Má: “Um livro que retrate bem uma realidade conturbada dos relacionamentos humanos e que ao mesmo tempo seja uma ficção. Eis um dos motivos que me fez gostar muito desse livro. Claro que só tive essa certeza depois de ler…A vida pode muito bem nos indicar caminhos diferenciados, indicar sugestões de possibilidades variadas, mas o eterno retorno é uma consequência inevitável. Isso foi algo que percebi muito bem em toda a história, o eterno retorno…O livro envereda por questões sociais bem reais, conta a história verdadeira, pelos olhos de personagens fictícios. Mas toda realidade palpável e consequente do que aconteceu em cada década em questão, está ali, presente. E não é só o tempo que se faz vivo, lugares também são exibidos com alta veracidade.”. Poderia ser um filme grandioso, seguindo um roteiro que compartilhe épocas e países. Um filme que se destacaria não só pela história como também pelo conteúdo histórico/social/político/cultural.

 

sc3a9rie-myron-bolitar

5 – Myron Bolitar / Win / Esperanza: Escolho alguns livros do Harlan Coben que contenham os 3 como personagens. Cada livro melhor do que o outro e posso dizer que sou apaixonado pelas histórias do agente esportivo que sempre dá uma de herói e arrasta seus fieis amigos em suas mais comprometidas aventuras. Harlan escreve com tanta habilidade, que suas histórias são bastante críveis e os personagens ganham nosso afeto facilmente. Cada um dos 3 em questão possuem particularidades e até mesmo vícios, que proporciona uma veracidade que pode cativar os leitores, não esquecendo que os enredos de cada livro é trabalhado para ser lido a mais direto possível. Dariam filmes fantásticos.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Livros que gostaria de ver nas telonas”


 

Comentar