5 às 5as – Livros que quero reler
por Patricia
em 18/06/15

Unknown

Esse ano, aproveitei o projeto que a Gleice do canal Ultraviolet (e antiga dona do Murmúrios Pessoais) organizou com um pessoal do Youtube para reler (ou ler, para os que ainda não conheciam a saga) Harry Potter esse ano. A cada livro lido, eles fazem um hangout e você pode encontrar mais informações na página do Facebook do projeto. Já reli os dois primeiros e estou realmente adorando revisitar uma de minhas séries preferidas da adolescência. Ler Harry Potter depois de 15 anos tem sido muito mais divertido do que eu esperava.

Por isso, fiquei pensando que outros livros seriam interessantes entrar em um projetinho de releitura nos próximos anos. Aqui estão os 5 livros que estão na linha de frente para que eu releia em breve (ou mais ou menos em breve). 😉

1) 1984 – George Orwell: Um clássico sensacional que, acredito, também li há mais de 10 anos com certeza. Definitivamente um livro do qual me lembro bastante, mas que gostaria de reler com a bagagem que tenho hoje que entendo melhor política e no contexto atual. Pode render uma análise interessante.

2) Lolita – Vladimir Nabokov: Um dos meus livros preferidos de um dos meus autores preferidos. Entendo que é um livro tenso e já ouvi de várias pessoas que o abandonaram por não conseguirem ler uma história desse tipo. Mas algo na escrita de Nabokov e suas histórias imprevisíveis sempre me prendem muito. Para mim, costumam ser leituras sensacionais. Minha única chateação é que não será possível experimentar esse livro e suas surpresas pela primeira vez.

3) As boas mulheres da China – Xinran: Peguei esse livro emprestado de uma amiga há algum tempo, e acho que é dos mais tristes que já li. A história das mulheres caladas da China é impressionante e o trabalho de Xinran em compilar todas em um único livro rende uma leitura do tipo “perspectiva de vida na cara”.

4) Angústia – Graciliano Ramos: Li esse livro para a escola há muito, muito, muito tempo e, honestamente, lembro muito pouco da história hoje. O que me recordo é que, na época, as aulas de Literatura sobre esse livro foram algumas das minhas preferidas. Um video recente no canal da Aline Aimee colocou esse livro de volta no meu radar (PS: recomendo muito o vídeo e o canal da Aline para quem gosta de blogs literários).

5) O auto da barca do inferno – Gil Vicente: Mais um livro lido na escola que rendeu aulas sensacionais. Ainda tenho um ou dois trabalhos que fiz sobre esse livro e queria reler a obra e aí reler meus trabalhos adolescentes para ver se algo mudou. Essa foi uma das primeiras peças que li e também um dos meus primeiros contatos com sátira. Mais um livro que relido em um contexto de vida diferente possivelmente renda uma análise totalmente nova.

E são esses para começar. 🙂

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Livros que quero reler”


 

Comentar