5 às 5ªs – Livros que viraram seriados
por Ragner
em 10/04/14

5 (1)

Semana passada enumerei 5 livros que eu gostaria muito que fossem adaptados para as telonas, essa semana pensei em listar 5 livros que se transformaram em seriados de sucesso. Alguns dos livros eu li, algumas séries não estou em dia, mas conheço o suficiente para falar sobre eles. Sabemos todos que adaptações modificam alguns ingredientes para poder se adequar melhor à midia em questão e uma coisa que sou mega a favor de seriados vindos de livros, é que pode-se trabalhar muito melhor do que em filmes. Existe a questão tempo e com vários capítulos e algumas temporadas, o que não é realizado no cinema, na telinha o que está escrito pode ser melhor trabalhado.

 

images

1 – Guerra Dos Tronos: A série de livros se chama “Crônicas De Gelo E Fogo”, porém sabemos que a série de tv utiliza o nome do 1º livro e aproveita muito bem a essência dos livros, já que a guerra ali parece não ter fim. Cada temporada tinha correspondido a um livro até o 2º, pois o 3º livro foi dividido para a 3ª e 4ª temporada, por ser um livro maior e com o sucesso estrondoso que a śerie tem conseguido, nada mais natural do que trabalhar mais (e faturar também). Para mim, o enredo segue muito bem, sem grandes mudanças adaptativas ou mesmo de personagens. Assisti primeiro a 1ª temporada e só depois li o livro e fica surpreso com as falas que existia na integra. Ah! E não podemos esquecer de que o autor George R.R. Martin parece defender que a série acabe em um FILME.

 

9780575097117

2 – True Blood: Não li nenhum dos livros, mas sempre gostei muito do seriado. O último ainda não assisti, a próxima temporada está para começar e tenho que correr. Quando começou pensei que era apenas uma série sobre vampiros (a melhor que já tinha assistido até então) e só depois soube que se tratava de uma adaptação de uma série de livros e que cada temporada também compreendia um livro em questão. Tenho uma vontade enorme de ler essa coleção, não tinha encontrado os livros e imaginava que era algo vendido somente lá fora, mas já vi que estou equivocado e no Brasil parece que já foi publicado até o 6º, sendo que parece já haver 13 livros.

 

livros_dexter

3 – Dexter: Ainda me falta, também, a última temporada de Dexter, mas posso dizer que adorei todas as outras. Os livros também não conheço, não os li, mas a curiosidade é enorme.  Dexter é um personagem bastante profundo e consistentemente caricato até, pois trabalha de forma interessante e exposta o que pode representar um psicopata que trava uma batalha moral e condicional dentro de si mesmo. Se a psicopatia pode ser trabalhada da forma que vemos em cada episódio, eu não sei, mas fica a vontade de saber como o escritor estrutura todo o personagem nos livros, pois se na telina já é legal, imagino o quão é mais, página à página.

 

7508590_1GGsherlock holmes

4 – Sherlock: Li todos os romances oficiais e somente alguns dos livros com mais histórias, assisti alguns episódios do Elementary (que é bem bom) e estou mega ansioso por Sherlock, a série inglesa que é MUITO excelente. Em sua última temporada, algumas episódios desfilaram por histórias que estão nos livros e gostei demais. Todo o universo que envolta o detetive inglês é deveras interessante e possui uma complexidade que eleva o personagem a um patamar memorável. Vários outros personagens da cultura pop possuem um pouco da personalidade de Sherlock.

 

The-Walking-Dead-1

5 – The Walking Dead: Mesmo não sendo um livro, sendo uma HQ, TWD entra fácil em minha lista. Existem livros sim da série, foram lançados 3, mas a série foi mesmo adaptada dos quadrinhos. Não os li, também, mas acompanho semanalmente todos os episódios (4ª temporada finalizou semana passada e a 5ª só chega em outubro) e gosto demais. As adaptações aqui são muito discutidas, personagens a mais foram criados, alguns morreram antes do tempo, certas licenças poéticas aconteceram, mas o trabalho dos roteiristas é eficientemente interessante.

Postado em: 5 às 5ªs

3 Comentários em “5 às 5ªs – Livros que viraram seriados”


Avatar
Fernanda Souza em 10.04.2014 às 08:39 Responder

Vim na esperança de você ter colocado os que deram origem ao seriado “House of Cards”, mas adorei a seleção.

Nem sabia que TWD era uma HQ antes do sucesso do seriado.

Avatar
Paty em 10.04.2014 às 09:34 Responder

Acho que ele nem viu House of Cards ainda. Preciso encher mais o saco. hahahahahaha

Ragner
Ragner em 10.04.2014 às 13:20 Responder

Comecei, mas estou no 3º episódio ainda, kkkkkkkkkk. E não sabia que era uma adaptação. Erro crasso meu. Apologize.


 

Comentar