5 às 5as – Livros sobre futebol (Reupload)
por Poderoso
em 19/06/14

Senhoras e senhores, este é o meu primeiro 5 às 5ºs. E eu, como futuro jornalista esportivo, não poderia deixar de indicar cinco leituras sobre o esporte mais belo do mundo, e que é também uma linguagem universal da civilização contemporânea: o futebol.

Eis abaixo 5 leituras sobre esse esporte no qual eu as considero magníficas.

1 – Estrela Solitária – Ruy Castro: esta foi minha última leitura sobre futebol. O jornalista Ruy Castro conta a história do craque Mané Garrincha, desde a sua infância pobre nas ruas de magé, passando pelo seu sucesso sob a alcunha de ser o “anjo das pernas tortas”, até ao seus últimos dias. Torcedores do Botafogo do Rio de Janeiro possuem a obrigação de ler este livro.

2 – Futebol e Guerra – Andy Dougan: O livro conta a história por trás do histórico jogo entre a Luftwaffe, a força aérea alemã, e o F.C. Start, time formado pelos jogadores que restaram do inesquecível Dínamo de Kiev dos anos 40. A obra mostra como a equipe foi reformulada e vitoriosa em todos os jogos que disputou contra a Luftwaffe, levantando assim o ânimo de um país que sofria com a ocupação nazista.

3 – O Livro das Datas do Futebol – Rodolfo Martins Rodrigues: uma verdadeira enciclopédia com datas, informações e estatísticas importantíssimas sobre a história do futebol. Excelente para estudantes, jornalistas, pesquisadores e amantes do esporte.

4 – Nunca Fui Santo – Mauro Beting: O livro conta a trajetória do ex-goleiro Marcos no clube em que ele jogou durante toda a sua carreira: a Sociedade Esportiva Palmeiras. Bastidores, polêmicas, histórias engraçadas do “Santo Palestrino”, revelações. Tudo bem feitinho e apuradinho pelo ótimo jornalista Mauro Beting.

5 – 71 Segundos – Luiz Zini Pires: Para encerrar, um mimo aos amigos gaúchos e, em especial, aos gremistas. ’71 Segundos’ conta a história do dramático jogo entre Náutico X Grêmio, mais conhecido como ‘batalha dos aflitos’, que reconduziu o Grêmio de volta à elite nacional do futebol. Simplesmente emocionante.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Livros sobre futebol (Reupload)”


 

Comentar