5 às 5as – Livros sobre política
por Poderoso
em 15/11/12

O cinco às quintas deste feriado da Proclamação da República é sobre um tema que eu particulamente amo e desejo trabalhar dentro do âmbito do Jornalismo: POLÍTICA. Deve-se dar a devida importância para a política que ela merece, pois dessa forma os indivíduos de nossa sociedade poderão ter a percepção correta para contribuir com a democracia brasileira.

Para isso acontecer, nada melhor do que algumas leituras, não?! Então, segue aí cinco bons livros abordando o tema mais importante do Planeta Terra.

1. Mudanças na Classe Política Brasileira – Lêoncio Martins Rodrigues (Publifolha): escrito por um dos maiores cientistas políticos deste país, a obra aborda sobre  as legislaturas federais dos últimos anos, analisando as mudanças ocorridas.

2. A República – Platão (Martin Claret): neste clássico, Platão escreve suas idéias políticas, filosóficas, estéticas e jurídicas. Aqui se encontra a “Alegoria da Caverna”, uma das mais belas passagens de toda a obra Platonista. O filósofo imaginou um Estado ideal, sustentado no con-ceito de justiça e moral.

3. Capitalismo e Socialismo – Marta Harnecker (Global): um excelente livro que especifica e diferencia de forma simples e concisa o Capitalismo e o Socialismo.

4. Introdução à Ciência Política – Darcy Azambuja (Globo Livros): leitura essencial para universitários dos cursos de Comunicação Social, Ciência Política, Filosofia e Ciências Sociais. Explica sobre fundamentos básicos da Política como suas origens, seu poder dentro de uma determinada sociedade, as funções do Estado, a representação constitucional, entre outras coisas de caráter primordial.

5. Introdução à Filosofia Política – Colin Bird (Madras): Ao combinar uma discussão de figuras históricas e contemporâneas, a obra cobre uma série de tópicos da área, incluindo a distribuição justa da riqueza, tanto dentro dos países quanto globalmente; a natureza e a justificação da autoridade política; o significado da liberdade; argumentos a favor e contra o regime democrático e o problema da guerra.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Livros sobre política”


 

Comentar