5 às 5ªs – Livros sobre Sherlock Homes que já li
por Ragner
em 06/06/13

5

 

Sherlock Holmes é um dos meus heróis. O maior detetive da literatura (na minha humilde opinião) merece ser lido e relido algumas vezes. Por ser um personagem cheio de “carisma” e possibilidades, seu nome e personalidade foram levados ao universo das telas, sejam elas telinhas ou telonas. Seriados e filmes sobre o detetive inglês, morador do mundialmente conhecido endereço 221B Baker Street, foram criados e até reestruturados para os dias atuais. O Sherlock inglês e o Elementar americano são as séries que hoje traduzem bem (a 1ª melhor do que a 2ª) tal modernidade e o filme Sherlock Homes é ambientado na época correspondente aos livros, com adaptações do diretor para o personagem, e consegue assim mesmo trabalhar muito bem o que ele representa e todo seu mundo específico. Alguns personagens fictícios foram influenciados por ele, como no caso do Batman e Dr Gregory House

A lista segue a ordem de publicação:

1 – Um Estudo Em Vermelho – Não foi o primeiro que li, mas, por ser o primeiro a ser lançado, explica cada excentricidade do grande detetive de forma mais detalhada e, claro, conta como Sherlock e Watson se conheceram e por conseguinte, vamos acompanhando o trabalho dos dois juntos, ainda se conhecendo. O livro também apresenta uma marca registrada do autor, somos apresentados à história e logo em seguida somos envolvidos por acontecimentos passados que explicam ao leitor como tudo sucedeu até o fato presente. Foi inédito para mim essa forma de criar um enredo de livro e digo que gostei muito.

2 – O Signo Dos Quatro – Aqui há quase que uma caça ao tesouro. Uma secessão de acontecimentos que contam a história de uma família e enigmas que envolve outros povos, outras culturas (indianos), não da mesma forma entre presente e passado, mas que vai contando segredos passados em uma linha sequencial dos fatos. Os dotes analíticos e precisos de Sherlock são um caso a parte (como nos demais livros) e surpreendem com um desfecho até possível de ser descoberto, mas que necessita de bastante atenção do leitor.

3 – O Cão Dos Baskervilles – Foi o primeiro que li de Conan Doyle e também o primeiro que comprei (todos os outros li de bibliotecas). A edição em especial que tinha (sim, emprestei e nunca mais vi), possuía uma parte que resumia e explicava a personalidade e particularidades de Sherlock, assim como suas potencialidades e preferencias. Na série inglesa há uma versão sobre a história que talvez seja a mais adaptada entre todas as outras.

4 – O Vale Do Terror – Aqui também há o modo de contar a história com o presente e passado logo em seguida, da mesma forma que em Um Estudo Em Vermelho. O enredo é um pouco mais pesado, mas escrito com maestria e que envolve na medida certa. A cada livro podemos atinar para a perfeita observação reflexiva, com análises dedutivas impressionantes, mas que não parecem impossíveis depois de tudo já resolvido. Não é a toa que Conan Doyle já prestou serviços para a Scotland Yard como investigador.

5 – As Aventuras De Sherlock Holmes – Contos vão apresentando pequenas histórias sobre o detetive, casos mais rapidamente resolvidos e que oferecem situações a mais sobre a dupla dinâmica formada por Sherlock e Watson. Vale a pena ter na coleção, ainda mais para leitores novatos. A escrita de Conan Doyle tente a ser mais direta e sem uma profundidade como nos romances, mas aguça bem a curiosidade dos leitores sobre como Sherlock vai analisando cada caso, o que atiça a vontade de ler os 4 livros.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Livros sobre Sherlock Homes que já li”


 

Comentar