5 às 5ªs – Livros sobre superação e potencial humano
por Ragner
em 29/11/12

 

Para essa semana escolhi livros que discutem e apresentam histórias sobre superação e potencialidades do ser humano. São livros que enveredam por metáforas ou até mesmo situações realistas que nos levam a questionar nossa condição existencial. Do que somos capazes? Qual o limite para nossos sonhos e ideais?

1 – A Águia E A Galinha – Leonardo Boff: Eis uma fábula que esclarece de forma sublime a questão de “ser o que é”. A história versa sobre uma águia, encontrada na floresta por um fazendeiro, é levada por ele e passa a ser tratada junto com galinhas. Com isso vai perdendo sua natureza, mas depois, com o passar dos anos, vivendo essa nova realidade, chega um naturalista e questiona o tratamento que a águia recebe. Ao defender que ela não é uma galinha e não tem que ser tratada como tal, diz que sua verdadeira natureza não pode ser mudada e ela não pode passar a ser aquilo que não é. Podemos ser condicionados, podemos ser tratados de várias formas, mas nunca escaparemos do que verdadeiramente somos.

2 – O Monge Que Vendeu Sua Ferrari – Robin S. Sharma: Essa história é cheia de sabedoria e contribui para o entendimento de como sempre podemos mudar, por mais improvável que seja a situação. Um grande advogado, rico, que vive da forma mais prazerosa possível, sem cuidados com a saúde e com a conta bancária (nunca precisou disso) sofre um infarto e, depois de se recuperar, decide mudar completamente de vida, percebendo que estava seguindo por um caminho sem volta. Ele viaja e “desaparece” por 3 anos em algum lugar isolado da Índia, onde aprende a como reconstruir sua vida. Ao voltar à sua cidade, primeiramente procura o amigo mais próximo que tinha e passa os ensinamentos que aprendeu, de uma forma dinâmica e bem didática, vale a pena conferir.

3 – Fernão Capelo Gaivota – Richard Bach: Quando li esse livro fiquei pensativo se a história se restringia à um livro onde o personagem principal era uma gaivota ou se transcendia para alguma questão humana e assumo que fiquei pensativo sobre o poder de voar para nós humanos. O livro é uma alegoria, uma metáfora sobre como devemos querer sempre mais, devemos lutar contra pensamentos negativos e acreditar que podemos mais e mais. Aqui temos como personagem uma gaivota mesmo, que nos ensina muito sobre vencer limites, impostos por outros ou mesmo pela gente. A leitura é leve e interessante, ao ponto de nos fazer refletir e isso vale muito a pena.

4 – Cem Dias Entre Céu e o Mar – Amyr Klink: Eis um livro que gostei deveras ler. Amyr Klink registra os dias em que navegou pelo Atlântico, saindo da África e chegando ao Brasil, em um barco a remo, sozinho. Uma aventura que parece mesmo ser praticamente impossível, pois tempestades marítimas acontecem, ataques de tubarões acontecem, o desespero de estar sozinho por horas e horas na imensidão do oceano pode acontecer, mas tudo é superado e a viagem é realizada perfeitamente, mostrando que o que pode ser impossível, só é impossível quando a gente acredita nele.

5 – No Ar Rarefeito – Jon Krakauer: Eis outra história real, mas que tem como plano de fundo uma tragédia onde alguns sobreviventes relatam como tudo aconteceu. Somos conduzidos à entender o que motiva o homem a continuar uma aventura que busca superar a natureza e como muitas vezes não conseguimos realizar nossos desejos. Krakauer é um jornalista que participa de uma escalada ao Everest e narra como foi tal aventura, onde pessoas morreram e ele se questiona sobre os motivos que levaram alpinistas renomados a continuar uma empreitada que estava fadada a não terminar bem. Mas mesmo assim, houve sobreviventes – sendo ele um deles – e isso mexeu com sua visão de mundo e do que o homem pode ser capaz para realizar seus sonhos. Fica a dica.

 

Postado em: 5 às 5ªs

3 Comentários em “5 às 5ªs – Livros sobre superação e potencial humano”


Avatar
Paty em 29.11.2012 às 08:26 Responder

Vou te falar…eu li “No ar rarefeito” e achei simplesmente fantástico. Krakauer é um jornalista que escreve como romancista. =D

Avatar
veronica em 24.06.2013 às 12:22 Responder

queria ler um desses livros.

Ragner
Ragner em 24.06.2013 às 18:55 Responder

Sempre há promoções interessantes em sites e creio que todos possam ser baixados pela internet também. Vale muito a pena.


 

Comentar