5 às 5ªs – Mania de Leitor
por Ragner
em 14/05/15

Unknown

 

Existem de fato algumas manias recorrentes em admiradores, adoradores, amantes e entusiastas de livros. Uma delas é cheira-los e no meu caso sou viciado em cheirar mesmo livros mais velhos. Curto pakas comprar livros que saem direto em promoção de lojas online, mas grado um bocado de passear por sebos (algo que preciso fazer muito mais, pois reconheço que faço bem menos do que poderia). Como nossa querida Patrícia listou algumas de suas manias aqui, me permiti listar algumas das minhas também. Espero que gostem.

1 – Livros na mochila: Costumo, também, ter um ou mais livros em minha mochila. Muitas das vezes acabo não lendo, as vezes fico dentro do bus só olhando a paisagem ou mesmo cochilando, mas é necessário que haja livros para que eu possa ao menos folhear ou mesmo engatar uma leitura. Necessidade básica, felicidade garantida, satisfação contemplada quando tenho a opção de poder ler quando minha cabeça grita por esse prazer.

2 – Ler na cama/sofá: Tirando o banco do ônibus, outros lugares que acabam servindo de lugares oficiais para minhas leituras, são ou minha cama, ou o sofá. Já li horas e horas tanto em um quanto em outro e já fiquei sem passar da 1ª página também, cai em sono profundo, mas são meus lugares favoritos. Ainda desejo conseguir oficializar bancos de praça e passar a frequentar mais tais lugares, para poder colocar muita leitura em dia, pois os poucos minutos que a cama e sofá estão me proporcionando, não estão sendo tão útil assim.

3 – Viajar com livros: Em viagens, também sou viciado em levar livros por ai. Esses últimos meses e ano, viajei algumas vezes de trem e 3 ou 4 livros estavam na mala, pude desfrutar de uma boa leitura e paisagens lindas durante algumas boas horas. Quando estou no volante, livros estão na mala e também pelo carro, ali, na parte de trás do banco traseiro, lindo, isso se eu não der a louca e deixar o livro na lateral ali da porta, só para ficar perto de mim.

4 – Livros e Canecas: Que faço coleção de canecas já não é segredo e há um bom tempo tenho planejado harmonizar canecas com livros, mas isso será um projeto para ser oficialmente concretizado quando tiver minha casa e minha biblioteca. Lá, lerei alguns livros e beberei café em canecas que, para mim, terão certa sintonia. Livro tal; caneca tal. Será algo bem interessante e se alguém achar estranho, estarei ocupado lendo e tomando café.

5 – Futura biblioteca: Ela está em constante construção. Tenho poucos livros, muito menos do que ainda pretendo e menos ainda do que deveria, mas ainda chego lá. Enquanto isso, minha maneira de guardar os livros, está bem desorganizada, já pensei em algo relacionado à cores, ordem alfabética de autor ou título, mas não quero nada comum ou normal demais. As estantes deverão ser nada simétricas e a disposição dos livros precisam ter sentido ONDE estão. Por isso shapes antigos de skate e tábuas soltas já estão fazendo parte da arquitetura do meu quarto.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Mania de Leitor”


 

Comentar