5 às 5as – Manias de leitora
por Patricia
em 06/05/15

Unknown

Não sei se todo mundo que gosta de livros tem manias próprias, mas eu imagino que sim. A longo dos anos, fui acumulando mais do que livros, desenvolvi também manias bizarras de lidar com meus livros e meu vício de leitura.

Cheirar livro? Claro.

Passear em sebos quando está entediada? Sempre.

Montar carrinhos em sites de livraria só para ter uma idéia de quanto tempo terei que trabalhar para comprar todos os livros que quero? Todo dia.

Tirar foto dos livros que quer adicionar na lista de desejados? Óbvio (quando a Saraiva não enche o saco – aliás eu ainda não entendo o motivo de não deixarem tirar foto dos livros. O que a Saraiva acha que eu vou fazer com as fotos??).

Além dessas, aqui estão outras 5 coisas que podem ou não ser comuns entre leitores, mas que, para mim já são rotina. 😉

1 – Planilhas de Excel: Desde 2013, eu tenho uma planilha de excel que alimento com as leituras programadas para o ano. Ali, eu listo todas as minhas metas, desafios, projetos e tudo o mais que eu quero organizar. A planilha é toda colorida dependendo do que estou lendo, do que já li, de quais livros posso tirar. Uma das minhas coisas preferidas de fazer quando estou entediada é mexer na lista do ano seguinte, ou seja, já comecei a montar a lista do que quero ler em 2016. 😛

2 – Viajar com livros: Sempre que tenho uma viagem programada, antes de fazer as malas, eu separo os livros físicos que quero levar. Dependendo do tempo que terei disponível, levo mais ou menos livros. Se é de avião, eu levo também meu Kobo recheado porque vai que eu termine os outros 7 livros que estou levando e fique sem nada para ler??? :O Já aconteceu de eu ter que escolher entre levar 3 pares de sapatos ou 4 livros na bagagem. Tirei um par de sapato e levei 5 livros. Beijos.

3 – Livros na mochila: Eu acho que essa é universal para fãs de livros. Sair de casa sem um livro é uma coisa bem impensável para mim. Então, para me precaver, eu levo sempre 2-3 livros porque eu tenho pavor de talvez terminar um livro e não ter outro para pegar logo depois. PAVOR! Isso, claro, resulta em nunca andar de bolsa daquelas pequenas e fofas e sempre carregar uma mochila mais pesada do que realmente deveria ser. Aliás, uma das coisas que sempre levo em questão quando vou comprar uma mochila é: quantos livros cabem aqui? Já esqueci a carteira, mas meus livros, nunca.

4 – Coleções de livros: Meu livro preferido é “Cem anos de solidão”. Por isso, cada vez que viajo – não importa para onde – procuro uma livraria e compro uma edição local do livro. Quando amigos meus viajam e perguntam se quero algo, peço que me encontrem uma edição (se eles forem viajar para um lugar que não conheço) local do livro. Tenho o livro em edições legais como da Argentina e em edições de lugares inusitados como da China. Não vou ler chinês nunca, mas ainda assim…

5 – A construção da estante: Quando sai da casa da minha mãe vim para um apartamento que tinha 2 quartos. Um deles seria, claro, onde eu colocaria a estante que sempre quis. Mas tínhamos um problema: o apartamento também não tinha armário para roupas e teríamos que comprar um. A estante sairia mais caro porque eu queria que ficasse do jeito que eu imaginei, ou seja, teríamos que mandar fazer. Adivinhem o que veio primeiro? As roupas ficaram um bom tempo no sofá jogadas para que pudéssemos ver as roupas que tínhamos para usar. #prioridades

E vocês? Quais são as suas manias de leitor? 🙂

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Manias de leitora”


 

Comentar