5 às 5as – Metas para 2015 (atualização)
por Patricia
em 04/06/15

Unknown

 

Ok, no começo do ano fiz uma lista de metas literárias para esse ano. Estamos agora no meio do ano e vim atualizá-los de como essas metas andam, o que fiz, o que deixei de fazer e o que preciso pegar firme para cumprir.

Na lista abaixo, deixei o texto original e acrescentei comentários.

1 – Mais não-ficção: De todos os livros que li em 2014, apenas 18% foram de não ficção (17 de 92). Esse é um gênero que gosto muito e ao qual quero dedicar mais tempo de leitura. Comecei bem o ano, dos quatro livros que terminei até agora, três foram de não-ficção: Cartas a um jovem contestador de Christopher Hitchens, Bad Feminist de Roxane Gay e Um teto todo seu de Virginia Woolf. Os dois últimos, inclusive, entraram na lista de preferidos.

Nesse momento, dos 48 livros que já li, 11 foram de não-ficção. Tenho ainda 8 livros do gênero na lista para ler e, claro, muita coisa pode mudar até o final do ano. Diria que estou no caminho, mas preciso me manter nele e talvez até revisar alguns títulos de ficção e trocá-los por não-ficção.

2 – Mais mulheres: O projeto #LeiaMulheres continua. Em 2014 , 39% dos livros que li foram escritos por mulheres. Esse ano, quero tentar chegar próximo dos 50%.

Estou em 69% agora, mas ainda falta mais da metade da meta total de livros (100 livros no ano). Ou seja, essa porcentagem ainda pode mudar bastante. De novo, estou no caminho e tenho ainda muitos livros de mulheres separados para ler em 2015. Estou confiante. 🙂

3 – Literatura portuguesa e africana: Vergonhosamente, em 2014 li apenas UM livro de literatura portuguesa e UM de literatura africana. Fuéééén!!! Em 2015, pretendo corrigir isso colocando as duas como foco. Pelo menos ler dois livros de cada né?! 😛 (Em uma pequena defesa, em 2014 foquei bastante em literatura brasileira – foram 23 livros).

Li 3 livros de Literatura portuguesa até agora e nenhum de literatura africana. 🙁 Preciso dar um gás aqui para ver se cumpri essa meta. Tenho 3 livros de autores africanos na lista para esse ano. Acho que vai, mas preciso andar logo com isso.

4 – Finalizar séries: Eu tenho várias séries em aberto e outras tantas que quero começar a ler. Uma das metas desse ano, vai ser andar ou encerrar séries já iniciadas. Não tenho nenhum tipo de neura de ler tudo de uma vez ou algo do tipo. Prefiro, aliás, ler um livro por ano ou espaçar mais a leitura para não ficar muito presa em um mesmo autor. Coisas da minha cabeça. Séries que precisam se mexer:

Não quero necessariamente terminar todas, mas ler, pelo menos, um livro de cada e, com isso, termino pelo menos 3 séries. As séries que quero começar esse ano:

Essa meta está sendo um grande fiasco. Li o 3o livro da trilogia O Século do Ken Follet e….só. Não peguei nenhum ainda das demais séries que quero terminar. O que já posso adiantar é que a trilogia História do Brasil não será terminada esse ano porque já decidi trocar 1889 por outro livro. 😛 Quanto as séries que queria começar, o resultado está melhor: Comecei a série O guia do mochileiro das galáxias (adorei o primeiro livro); li os 3 livros lançados de A seleção e li o primeiro volume da série Mundo em Caos – O motivo. A série de Patrick Rothfuss talvez saia da lista para esse ano, não sei ainda.

5 – Calhamaços: Em 2014, li poucos livros com mais de 500 páginas por, assumo, uma pitada de preguiça e outra pitada de tenho-muitos-outros-livros-para-ler. Esse ano, separei os calhamaços que comprei na loucura de ler e encostei. Claro que isso pode (e provavelmente vai) impactar a meta quantitativa, mas o gostinho bom de terminar um livro de 1000 páginas deve superar isso. 😉 Nesse momento, estou encarando o ‘Eternidade por um fio’ do Ken Follet (e adorando). A lista ainda inclui: 2666, O pintassilgo, Os Luminares, Battle Royale, Cemitério de Praga, Novembro de 63 e Americanah.

Meh, caminhando. Estou empenhada nos calhamaços e talvez por isso as demais metas estejam um pouco complicadas. Porém, o resultado está muito bom: dos livros que citei acima, já terminei 3 (O pintassilgo, Novembro de 63 e Eternidade por um fio) e estou lendo 2666.

Essa é a atualização do meio do ano. Ainda não tive uma ressaca literária muito intensa e fiz duas maratonas nos feriados então isso ajudou um pouco a ler mais esses últimos meses. Historicamente, Junho e Julho são meus piores meses de leitura. Depois de ler muito no começo do ano, entro em uma ressaca braba nesses meses e acabo lendo muito pouco (ano passado li apenas 2 livros em Junho, para dar uma idéia). Vamos ver como será esse ano já que não sinto uma ressaca se aproximando logo. 😀

Como está indo o ano de leitura de vocês? 🙂

 

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Metas para 2015 (atualização)”


 

Comentar