5 às 5ªs – Personagens que poderiam ser reais
por Ragner
em 11/07/13

 

5

 

A intenção dessa lista é de apresentar alguns personagens literários que eu julgo mais prováveis em alguma existência real. Entre protagonistas que fazem de tudo e os mais sem noção, os que indico aqui são criados entre vícios e virtudes, ajudando a compor um entendimento mais verdadeiro de personagens principais que nos chama a atenção e nos facilita a gostar deles.

1 – Myron Bolitar: Os livros de Harlan Coben não são apenas excelentes, são verossímeis também e um dos nossos heróis contribui com bastante carisma e personalidade em suas histórias, deixando uma percepção clara de que poderia ser mais do que um simples personagem fictício. Bolitar possui qualidades e defeitos que ajudam muito o trabalho do escritor e ainda recebe um auxílio grandioso de um leque de amizade ainda mais interessante, que favorece suas características de um herói plausível;

2 – Alex Cross: O agente do FBI e psicólogo sofre como outro qualquer, não é perfeito e ainda consegue ser um herói que tenta fazer o que é correto, dentro da lei e de seus princípios. Não é um personagem com características das mais usadas. Não é branco, forte demais, alto demais ou lindo demais, é pai de família, foi casado, viúvo, namorada e mora com uma avó que é o centro das atenções quando a história se passa em casa. Não faz o tipo 007 nem outro agente especial e mesmo assim consegue ser extremamente competente e interessante;

3 – Jack Reacher: O ex-policial militar, que vive somente com o que tem no bolso e não possui nem moradia, nem serviço estável, perambula pelos E.U.A. se metendo onde, as vezes, não é chamado, outras, é. Perito em descobrir verdades camufladas e solucionar qualquer problema que pareça ser errado, Jack não descansa enquanto o que acredita ser certo seja feito. Custe a quem custar, custo o que custar. Mesmo sendo especialista em armamento, luta e outras características excepcionais, ele não é perfeito e alguns percalços garantem sua veracidade.

4 – Jon Snow: Um dos meus personagens favoritos em Crônicas De Gelo E Fogo. Escolhi para destacar como o autor não favorece personagens, para deixar claro o quanto qualquer personagem pode sofrer muito e porque o jovem Snow garante uma certa realidade mesmo em meio à fantasia que existe no mundo de George R. R. Martin. Jon luta o tempo todo contra o fato de ser um bastardo, contra o fato de ter de decidir matar um companheiro para poder ter a chance de ajudar outros e ainda vive com suas dúvidas perante o que deve ou não fazer, o que é certo ou errado e como suas decisões podem ter consequências reais.

5 – Dionísio: Esse personagem é uma criação minha, com características que a priori tentei deixar claro em um protagonista sem uma perfeição que é possível notar em muitos personagens. Dionísio sente medo, dor, possui uma falha persa ridícula em contradição com suas potencialidades bem destacas no decorrer da história. Mesmo com conflitos internos, sua motivação para fazer o que precisa e o que julga certo faz com que ele supere alguns limites.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Personagens que poderiam ser reais”


 

Comentar