5 às 5as – Projetos de leitura para a vida
por Patricia
em 12/02/15

Unknown

Já falei aqui de algumas metas de leitura para esse ano. Agora falo de 5 projetos de leitura em andamento que não estão restritos a um período específico. Devo levar bastante tempo para terminá-los, mas eles tornam algumas escolhas de leitura mais fáceis e servem de motivação quando fico um pouco perdida na quantidade de livros que quero ler. 🙂

São eles:

1 – 1001 livros para ler antes de morrer: Baseado no livro homônimo, pacientemente planilhei (todos os meus projetos estão organizados em uma planilha) todos os livros e, aos poucos, estou lendo os livros listados. Esse é, óbvio, um projeto a longo, longo, longo prazo. Estruturado por períodos (Antes de 1800; Anos 1800; Anos 1900 e Anos 2000) é fácil até mesmo criar projetos menores (ler uma época de cada vez, por exemplo). Estou seguindo a lista meio sem rumo, leio o que quero e aí marco como ‘lido’.  Resultado até o momento: 60 livros lidos.

download

2 – Os 100 melhores livros de não-ficção: Baseado na lista que saiu no The Guardian em 2011. Esse entra na meta de ler mais não-ficção apesar de, novamente, ser apenas um guia para a escolha dos livros e não um projeto que estou seguindo à risca. Até porque, essas listas podem mudar de ano a ano com novos lançamentos. Resultado até o momento: 8 livros lidos. 

3 – Livros proibidos: Baseado na lista do ALA, mas que está em um formato bem mais legal no Buzzfeed. São 94 livros que foram censurados ou proibidos enfaticamente em algum momento. O foco é o mercado norte-americano, mas a lista é muito boa e tem alguns clássicos de peso (que ainda não entendi muito bem porque sofreram algum tipo de censura). Resultado até o momento: 14 livros lidos. 

4 – The Rory Gilmore Reading Challenge: Comecei esse ao final do ano passado. Bastante gente está falando desse desafio graças a Tatiana Feltrin que tem feito vários vídeos sobre o assunto. A lista é muito boa, conta com ótimos clássicos e é baseada nos mais de 300 livros que a personagem Rory leu durante as 7 temporadas da série Gilmore Girls. Resultado até o momento: 36 livros lidos. 

5 – 50 Romances escritos por mulheres: O projeto mais recente de todos. A lista engloba romances que tratam de assuntos como conflito, resiliência e vidas de mulheres em situações adversas. Eu gostei da lista porque tem autoras do mundo todo, temas dos mais variados e são boas indicações para o #LeiaMulheres. A maioria dos livros ainda não tem tradução então vou ter que começar a procurar nos sites gringos mesmo. 🙂 Resultado até o momento: 0 livros lidos.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Projetos de leitura para a vida”


 

Comentar