5 às 5as – Resenhas favoritas de 2013/Paty
por Patricia
em 19/12/13

5 (1)

Como vocês viram nas duas últimas semanas, Dezembro será um mês de reflexão e cada um de nós vai avaliar as resenhas que mais gostou (apesar de ser difícil limitar a 5, acho. A minha lista original tinha tantas…). Mas seguindo a proposta, aqui estão 5 das resenhas que mais gostei esse ano publicada por aqui que não são minhas. 🙂 Sem ordem de preferência.

Falcão – Meninos do tráfico – “Verdades nuas e cruas chamam bastante a atenção para o fato de não mascarar a realidade, pois os acontecimentos está ali, à frente, condizem com o que muitas vezes é obscuro ou maquiado. Falcão é uma prova documentada do que acontece entre adolescentes e crianças que estão envolvidas com o lado mais sujo e deprimente que existe no “comércio” de drogas.” Essa foi uma resenha tão lúcida e bem escrita, que até o autor veio no blog comentar. 🙂 O livro tem toda a intenção de nos fazer refletir e acredito que a resenha do Ragner, por si só, consegue instigar essa vontade de saber mais.

O livreiro do alemão – “Um exemplo de garra, determinação e ação pode ser excelentemente observado ao ler O Livreiro Do Alemão. É lido ligeiro, poucas horas são o suficiente para aprender um pouco sobre uma vida obstinada a fazer a diferença. Vale a pena.” Mais um livro destinado a te mostrar “o lado de lá” e nos apresenta alguém que realmente está aberto e disposto a mudar o status quo. Gosto muito desse tipo de literatura e a resenha me animou mais ainda.

Deuses Americanos – “A premissa que guia este livro é simples, mas carrega a já conhecida dose de fantasia aplicada por Gaiman em tudo que o autor desenvolve: deuses, de todos os panteões possíveis, de todas as culturas antigas, modernas e atuais, vivendo juntos e às escondidas nos Estados Unidos da América (trazidos pelos imigrantes).” Já fiz uma resenha sobre Gaiman e não gostei tanto de Coisas Frágeis. Estava pensando se deveria dar outra chance para o autor quando essa resenha saiu e eu imediatamente comprei o livro. E aí, como não aguento, comprei Filhos de Anansi também e umas HQs e zás. Deveria mandar a conta para o Gabriel. 😉

Da violência – “E o que Arendt faz neste ensaio é passear pelas origens da violência como expressão política, pela diferença entre poder e violência (na visão da filósofa, coisas muito distintas e não tão intrinsecamente ligadas como normalmente pensamos) e pela nova dinâmica de um mundo que recentemente havia testemunhado o poderio da bomba atômica e agora vivia sob o medo de uma guerra nuclear.” Não temos o costume de comentar nas resenhas uns dos outros porque seria uma coisa muito chata. Mas esse eu comentei porque tive que ler muita coisa solta da autora na faculdade (tinha uma professora que não sei se acreditava em Deus mas em Hanna Arendt com certeza) mas percebi que nunca li um livro completo dela. Pretendo corrigir isso em breve.

De pernas para o ar – “A proposta do livro é bem interessante, parte da premissa de que se Alice (personagem de Alice no país das maravilhas e Alice através do espelho, ambos de Lewis Carroll) renascesse em nossos dias, não precisaria atravessar nenhum espelho mágico, bastava chegar a janela. O mundo já está as avessas.” Eu adoro Alice no País das Maravilhas, adoro histórias sobre o mundo maluco em que vivemos e adoro quando o livro contém fatos reais. O que não gostar em De pernas para o ar? E acho que o Thiago escolheu muito bem as figuras complementando bem o texto.

Postado em: 5 às 5ªs

5 Comentários em “5 às 5as – Resenhas favoritas de 2013/Paty”


Avatar
Gabriel em 19.12.2013 às 09:09 Responder

Tudo muito bom, tudo muito legal, mas nada de mandar a conta pra mim não. Se a moda pega, hehehe 🙂

Avatar
Paty em 19.12.2013 às 12:39 Responder

Vc e o Ragner mereciam receber umas continhas. Sorte de vocês que eu sou uma pessoa legal e que usa qualquer desculpa para comprar um livro novo. rs

Ragner
Ragner em 19.12.2013 às 16:31 Responder

Como não fui citado, no texto, kkkkk, segura essa Trovão, kkkkk.

Avatar
Paty em 19.12.2013 às 18:34 Responder

Mas citei nos comentários. Vcs podem dividir a conta. 😉

Ragner
Ragner em 20.12.2013 às 11:26 Responder

Essa é uma que dividimos com prazer, kkkkk.


 

Comentar