5 às 5ªs – Resenhas favoritas de 2013/Thiago
por Thiago
em 26/12/13

5 (1)

Vamos a minha lista das resenhas que mais gostei em 2013. Nossa, foi muito difícil fazer essa lista. Resolvi pesquisar mesmo e olhar mês a mês do ano. Antes de começar e fechar as listas de 2013, gostaria de falar o quanto gostei e estou gostando da experiência de participar deste site. Ser levado a escrever semanalmente, tendo a data como musa inspiradora é um exercício e tanto, algo muito útil e importante pra mim. Por isso gostaria de agradecer ao Ragner a Patrícia e ao Gabriel por me receberem tão bem no Poderoso Resumão.

Carcereiros

Carcereiros – Drauzio Varela

Escolhi esse livro primeiro pois o quero ler faz muito tempo e esta resenha me incentivou bastante. Como o Gabriel disse, a escrita do Drauzio flui de maneira muito fácil e agradável, digo isso pois li dele o livro Carandiru e é simplesmente incrível.

Creio que livros sobre temas tão importantes como esse, que devem ser revistos pela sociedade brasileira, quando escritos por figuras de destaque midiático, são ótimos para o incentivo da leitura e do pensar. Em particular a mídia pra mim acaba com o Drauzio, acho horrível seus quadros no fantástico (sim sou daqueles que morre de preguiça da rede globo), mas em particular seus livros são muito legais, então se está com vontade de fechar ou começar o ano com uma boa leitura, de fácil acesso mas ao mesmo tempo séria e pesada, pega algo do Varela. Eu vou em busca desse aqui em um Sebo esses dias.

The Tipping Point

The tipping point – Malcolm Gladwell

Nunca li nada desse autor, pra falar a verdade nunca ouvi falar desse autor e é simplesmente por isso que esta resenha do Gabriel esta aqui. Depois de ler a resenha quis muito ler o livro e creio que de certa forma é disso que se trata este site, um incentivo a leitura.

Gosto muito de assuntos ligados a área da publicidade e propaganda, mesmo não sendo a minha área e este é mais um livro que entra na minha lista pra correr nos sebos do centro de Bh, valeu Gabriel!!

 

FELIZ_ANO_VELHO_1326049489PFeliz ano velho – Marcelo Rubens Paiva

Esta resenha esta aqui pela importância do livro para nós brasileiros e pelo tanto que eu gosto dele. Marcelo Rubens Paiva tem outros livros importantes, mas esse aqui é diferente, tratando da época da nossa ditadura militar de modo biográfico. Eu não vivi essa época, mas sempre procurei bastante sobre o tema, principalmente este ano, simplesmente porque me deu vontade de saber mais, um dos livros que reli nestes meses foi exatamente este.

Ragner resumiu bem o ar do livro: “Marcelo não faz o papel do cara que deseja se passar por coitado ou em exemplo a ser seguido, ele apenas escreve o que aconteceu com ele de uma forma espontânea e com um carisma que agrada quem gosta de um bom livro.”

Índice

Capitão America – Soldado Invernal

Sempre valorizamos bastante os quadrinhos aqui no Poderoso, dentre as Hqs que temos escolhi a resenha da revista que não li e que mais me deu vontade de ler.

Capitão America é um personagem muito mais bacana e complexo do que o cinema nos mostra e o leitor ocasional de quadrinhos consegue perceber. Não, ele não é o símbolo do patriotismo norte americano, ele é utilizado para uma crítica social bem feita e o Ragner me convenceu que aqui o Ed Brubaker consegue nos passar isso. Espero que o cinema não nos decepcione na adaptação desta Hq.

index

Enterrem meu coração na curva do rio – Dee Brown

Esta foi a resenha que mais gostei do ano! Ainda não li este livro, mas gosto muito da temática e a Patrícia conseguiu me fazer muito querer ler esse livro, um texto bem detalhado, fluido e bem  escrito.

Eu sempre gosto de olhar uma situação pelos pontos de vista que ela oferece, aqui temos o índio norte americano, negligenciado nos livros de história, como protagonista. Eu sempre curto ver o “homem branco” como vilão, principalmente se ele for americano.

E é como a Patrícia coloca, ou melhor, quando ela coloca uma frase incrível do autor: “É. Como o próprio autor coloca na apresentação do livro: “Nos velhos tempos em que o mocinho ganhava do bandido e casava com a mocinha, ninguém era mais bandido que o índio.”

Boa leitura a todos!!

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Resenhas favoritas de 2013/Thiago”


 

Comentar