5 às 5ªs – Romances sobre Viagens
por Gabriel
em 21/05/15

3367-read-a-book-500-337_large-320x215

Essa semana estou voltando de férias! E aproveitei o tempo livre para uma bela viagem de quinze dias pela América andina (Peru, Bolívia e Chile). Isso me deu inspiração pra uma listinha de livros de ficção que envolvem viagens. Vamos a ela!

1 – On The Road – Jack Kerouac

Dispensa apresentações. On The Road é o livro que melhor representa o espírito de pegar uma mochila e sair pelo mundo. Ainda que os personagens principais, “inspirados” em pessoas que realmente existiram na cultura beat, abusem de drogas em níveis extremamente acima do recomendado e se envolvam nas coisas mais bizarras, não há como negar que o espírito do mochilão está presente em On The Road, um dos melhores romances que envolvem viagens já feitos.

2 – O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien

Outro clássico. Esse não trata propriamente de uma viagem de lazer, mas sim de uma jornada fantástica com um objetivo claro: destruir o Um Anel. O caminho até Mordor está distribuído em três livros, inspirou filme e mais ou menos 90% de tudo que foi feito em RPG até hoje. Leitura indispensável, ainda que o começo de A Sociedade do Anel seja um desafio para alguns leitores mais impacientes – como este que vos fala.

3 – Circo Invisível – Jennifer Egan

Egan foi minha leitura mais recente, me acompanhou durante as férias e aparecerá aqui como resenha muito em breve. Ela fala sobre a viagem de uma garota que busca descobrir o que aconteceu de fato com sua irmã, que teoricamente se suicidou na Itália. Uma jornada que se revela mais de autoconhecimento, crescimento pessoal e principalmente superação do luto, contada com maestria pela autora – que se concentra nos aspectos sentimentais e psicológicos da personagem e menos nas paisagens e cenários.

4 – Medo e Delírio em Las Vegas – Hunter S. Thompson

Se Jack Kerouac usou muitas drogas, Hunter Thompson levou o conceito de uso de drogas a outro patamar. Em Medo e Delírio em Las Vegas, o autor – um jornalista – narra sua própria aventura a bordo de um conversível que se dirige à cidade dos cassinos. É óbvio que isso não poderia terminar bem, e Thompson narra todas as suas experiências com habilidade descritiva e riqueza de detalhes – uma viagem em vários sentidos, que revolucionou o texto jornalístico.

5 – Budapeste – Chico Buarque

Para fechar, um brasileiro. O protagonista de Budapeste visita a capital húngara e tem sua vida totalmente mudada por isso – para não dizer destruída. Chico Buarque pode ser um mestre sagrado na música, mas tem um talento considerável também na literatura. Nesta obra, mostra sua habilidade ao manter um clima tenso, um tanto etéreo, por toda a obra. Não dá pra ler este livro e não sentir o que o personagem sente. Do tipo que você termina e quer conhecer a cidade que dá nome ao livro.

Postado em: 5 às 5ªs

2 Comentários em “5 às 5ªs – Romances sobre Viagens”


Avatar
Patricia em 21.05.2015 às 07:56 Responder

Acho que sou a única pessoa que acha On the road um dos livros mais chatos do mundo. 😛

Avatar
Gabriel em 21.05.2015 às 08:51 Responder

Hahaha, não sei se é a única. Mas que deve ser um grupo restrito, isso deve ser. 🙂


 

Comentar