5 à 5ªs – Gêneros literários que me interessam
por Ragner
em 23/01/14

5 (1)

 

Amo ler, sinceramente tenho prazer em folhear livros, conhecer histórias, imaginar as tramas e enredos muito bem caracterizados, me emocionar com os desfechos e histórias bem boladas. Tudo (ou quase tudo) que se pode esperar de um livro acredito que já senti. Ri, chorei, fiquei em transe, empolgado, fadigado, chateado, comovido, até dar palpites para o protagonista e jogar o livro longe de mim já aconteceu. E tudo isso é fato consumado ainda mais quando estou lendo o que mais me interessa. Sou entusiasta de alguns gêneros e posso dizer que há os que li muito e até os que li pouco (não efetivando que agrado pouco) e é por essa razão que listo hoje alguns deles.

– Policial: Minhas leituras quase são maioria seguindo esse gênero. A ritmo me atrai, a construção do enredo me atrai, a história muitas vezes me atrai e os personagens também fazem parte dessa rede atrativa. Claro que a maioria dos autores que leio, são bastante conhecidos no meio, mas não teria receio de conhecer escritor novos que seguem o estilo. 

– Fantasia: Tenho lido cada vez mais esse gênero. Ainda não li O Senhor Dos Anéis (peço desculpas por isso), mas sou amante de Harry Potter e As Crônicas De Gelo E Fogo, sem me esquecer de que tenho lido uma coisa ou outra de outros autores, mas ainda sigo pelos mais conhecidos e com algum renome. Fantasia é um gênero que necessita de uma construção diferenciada do Policial e aqui a imaginação precisa dominar conceitos bem mais ficcionais do que a pura realidade.

– Terror: Vampiros me interessam desde sempre, outros monstros também possuem vaga garantida entre meus gostos literários, vide caso de Frankenstein. Mas assumo que muito sobre eles conheço mais na telona. Esse tipo de literatura ainda não ganhou tanto espaço em minha estante, mas já estou observando e me preparando para comprar muitos livros do gênero. Anne Rice, André Vianco e o grande mestre Stephen King já tem lugares separados nas minhas pretensões literárias.

– Filosofia: Aqui rola algo que é um tanto quanto óbvio. Sou filósofo de formação e desde meus 14/15 anos gostava de vasculhar quaisquer escritos relacionado à matéria. Ler textos filosóficos pode não ser tão tranquilo ou mega convidativo, mas existe vários romances de cunho filosófico que não somente facilita, como também garante enorme prazer e interesse para leitores ávidos por conhecimento. Se alguém gosta de filosofia e tem qualquer dificuldade, a literatura mais romanceada auxilia e muito.

– Ficção Científica: Eis um exemplo que conheço muito mais por alto do que efetivamente. Comecei a ler Arthur C. Clarke, mas não terminei nenhum livro (não por não gostar, foi por vacilo mesmo ou por enrolação), comecei Contato de Carl Sagan, mas não cheguei ao fim e acabei ficando com o filme e ainda tem Isaac Asimov. Tenho MUITO que ler sobre esse gênero e ele está entre minhas prioridades para esse ano, pois não apenas quero me interessar, quero também concretizar essa paixão, que ainda fica somente em textos aleatórios, revistas e filmes.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 à 5ªs – Gêneros literários que me interessam”


 

Comentar