5 às 5as – 5 autores que gosto muito
por Thiago
em 16/06/16

for being a great teacher! (6)

Através das listas que tenho visto no facebook me veio a vontade de fazer o post de hoje. Meu amigo José Guilherme, vulgo Escocês Voador, me convidou pra uma “corrente que consta no seguinte: listar 15 autores que influenciaram a formação do seu pensamento. Como estamos no Poderoso Resumão e hoje é o 5 às quintas, a lista fica com o famoso top five.

Resolvi restringir a lista a autores na área da literatura, em outro momento farei de pensadores. Minha lista é bem homogênea, com poucos pontos fora da curva. Vamos a ela:

Ken Follet

Follet entrou a pouco tempo em minha vida 5 anos atrás, no máximo. Follet é o escritor que eu gostaria de ser (eu e meio mundo, mas…). Sou apaixonado por histórias e romances que pegam épocas e acontecimentos reais e criam em cima disso.

Ken Follet é um galês de Cardiff, nascido em 1949. É formado em filosofia e começou sua carreira como jornalista. Esses dados só completam meu sonho, afinal sou formado em filosofia e meu primeiro emprego foi no jornal de literatura Suplemento Literário de Minas Gerais (meu primeiro emprego mesmo foi de disciplinário na escola que estudei, enquanto estudava. Fazia o ensino médio pela manhã e cuidava dos pequenos pela tarde).

Entre seus famosos livros temos Pilares da terra, Mundo Sem Fim, Trilogia do século (primeiro volume resenhado aqui), Buraco da agulha (resenhado aqui), e vários outros.

Ken-Follett-007

 

Tolkien

Sir John Ronald Reuel Tolkien descobri na adolescência. Este gênio nascido na África do Sul, se tornou um grande professor universitário, filólogo e criador de um universo que povoa a cultura pop e a cabeça de nerds por todo o mundo. Como jogador de RPG e fã da literatura fantástica não há como não admirar este senhor.

Caso não saiba este é o pai da Terra Média, escritor de O Hobbit (resenhado aqui), Senhor dos Anéis. Também resenhamos no site Mestre Gil de Ham e Silmarilion.

art-353-tolkien-300x01

Gibran Kalil Gibran

Conheci este libanês, que era um grande pensador, poeta, escritor e pintor cedo demais para entender a dimensão de suas palavras. Lá pelos meus 10 anos, incentivado pela minha mãe, me tornei um ávido leitor e como isso coincidia com a época de uma grande inflação no Brasil, comprar livros adequados pra minha idade era algo complicado, então eu lia o que tinha em casa, e tinha muito livro em casa. Fuçando nos armários achei um livro que era do meu avô, “O profeta”, do Gibran, fiquei encantado, não entendi nada mas foi como um feitiço. Li, reli e li de novo, até hoje o leio.

Me apaixonei por este livro e autor. Se existe um escritor que marcou minha forma de pensar e crer, sem nenhuma dúvida, foi Gibran.

Entre seus livros mais conhecidos estão O profeta, O mensageiro,  O reino da imaginação, Os deuses da Terra e por ai vai. Seus textos tem grande influência de pesadores como Nietzsche, a Biblia, William Blake e tratava de temas como amor, amizade, o viver e coisas do tipo.

gibran

Bernard Cornwell

Leio este historiador britânico desde minha adolescência. O cara é um gênio. Assim como Ken Follet, pega questões históricas e cria personagens fantásticos. Ainda quero ler tudo que ele escreveu. Já deu pra entender que gosto muito de romances históricos né?

Sua obra é cheia de sagas e tem como pano de fundo principal o mundo medieval. Dentre elas temos As crônicas de Arthur, A busca do Graal, As aventuras de Sharpe, As crônicas saxônicas, As crônicas de Starbuck. Além, claro, de vários livros avulsos.

Temos resenhado aqui no Poderoso Crônicas Saxônicas volume um e dois.

cornwel

Neil Gaiman

Muito querido aqui no Poderoso, Gaiman é um escritor que navega por várias mídias: quadrinhos, romances, roteiros, contos, poesias, livros infantis. Tem como marca a fantasia e não conheço autor nenhum capaz de passar da realidade para a fantasia de maneira tão fácil. Muitos só o conhecem por quadrinhos, principalmente Sandman. Nesta mídia o cara já fez de tudo, até Batman. Seus contos e romances são maravilhosos, o livro que mais gosto nos últimos tempos é dele, Deuses americanos, resenhado aqui e aqui

Como gosto muito de universos fantásticos e de mitologias variadas não tinha como não ser fã deste britânico. Vamos às várias aparições dele aqui, além de Deuses americanos: Coisas frágeis vol. 1, Lugar Nenhum, Os livros da magia, O oceano no fim do caminho (aqui e aqui), Batman – O que aconteceu com o cavaleiro das trevas?, A verdade é uma caverna nas montanhas negras, Filhos de Anansi, João e Maria.

neil gaiiman 1

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – 5 autores que gosto muito”


 

Comentar