5 às 5as – 5 filmes escritos por John Hughes
por Thiago
em 24/06/16

for being a great teacher! (6)

O interessante do cinema é como ele pode influenciar toda uma geração, e assim são os filmes de Joh Hughes em relação a geração de 80 e 90.

Hughes escreveu basicamente comédias voltadas para o público jovem, algumas bem sessão da tarde, outras mais marcantes. Este cara entendia os jovens e fez clássicos da comédia besteirol. Separei os que mais gosto do roteirista, não necessariamente os mais famosos ou de maiores bilheterias, mas sem dúvida os que  mais assisti. john hughes

1 – Clube dos cinco. (1985)

Tido como o melhor filme sobre escola de todos os tempos, um filme que não posso considerar uma comédia de Hughes, apesar de ser bem engraçado. Há aqui um drama adolescente, afinal estamos falando de ficar na detenção da escola. 5 alunos completamente diferentes, a patricinha, o atleta, o gênio, a neurótica e o marginal malvadão devem escrever uma redação, mas acabam se conhecendo e compartilhando o drama que é ser adolescente.

Enfim, um clássico que permanece bom.

2 – Mulher nota mil. (1985)

Quando criança achava este filme maravilhoso, um dia desses ele estava passando na tv, resolvi ver e infelizmente concluo que não envelheceu bem.

Temos aqui dois amigos nerds, zuados na escola e com dificuldades para se relacionar com garotas. Decidem usar seus cérebros pra criar a mulher perfeita pelo computador, e por algum razão tosca ela se torna real. Uma mulher incrível, que por um bom tempo da minha pré adolescência e adolescência achei a mulher mais bonita do mundo. Então essa moça os guia por uma bizarra jornada do herói em busca de autoconhecimento.

Não sei se vale ver, mas me marcou bastante, então vale entrar na lista.

3 – Curtindo a vida adoidado. (1986)

Ferris Bueller, o personagem principal desta história é simplesmente o cara. Quem nunca quis ter a coragem e a malandragem de Bueller e, na cara de pau criar um dia de folga memorável?

Um filme de história extremamente simples, mas mesmo assim um filme memorável que passa fácil na prova do tempo, tornado-se, sem dúvida, um clássico. O filme se passa em Chicago em um dia de aula de um aluno prestes a se formar na escola, entretanto cansado de tudo resolve inventar algumas histórias pra matar aula e se divertir com sua namorada e melhor amigo, e é só. Parece bobo mas é incrível, vale muito ver. Entretanto um recado para meus alunos: eu não pretendo me tornar o professor desta história ok?

4 – Antes só do que mal acompanhado (1987)

Uma das comédias que mais gosto, num dueto incrível entre Steve Martin e John Candy. Aqui temos um publicitário carrancudo e incomodado querendo voltar pra casa, de Nova York pra Chicago, para passar o dia de Ação de Graças com a família. Conseguir realizar esta viagem se mostra algo terrivelmente complicado, ainda mais quando entra no seu caminho um representante comercial de comportamento oposto mas com intenção de “rachar” a viagem.

Novamente um filme simples mas memorável, vale muito ver.

5 – Esqueceram de mim 1,2,3,4 (1990)

Antes de tudo esqueçam os filmes 3 e 4, só os coloquei aqui pois os quatro foram escritos por Hughes. Entretanto o filme 1 e 2 foram, por muitos anos, um clássico pessoal meu de Natal: via sempre que passava na tv ou alugava. Gostava de fazer isso na época do Natal, período que nunca curti, mas gostava desta minha tradição particular. Resumindo o filme rapidamente: a criança mala da família é esquecida pelos membros desta na hora da viagem de fim de ano. Ele fica sozinho e tentam assaltar sua casa, mas a peste se defende dos modos mais divertidos possíveis.

Um filme família que vale ser sempre visto e revisto.

Obs: Na continuação (2o filme da série), a história se repete, mas mesmo assim é divertido. Inclusive vou rever esqueceram de mim 1 e 2 na sequência agora, até!!

Postado em: 5 às 5ªs

1 Comentário em “5 às 5as – 5 filmes escritos por John Hughes”


Avatar
Samuel Filizzola em 24.06.2016 às 14:33 Responder

John Hughes é mito, gosto muito de sixteen candles tbm. acho que merecia uma menção honrosa. Breakfast Club e ferris Bueller são o top 1 de filmes.


 

Comentar