5 às 5ªs – Animações
por Ragner
em 30/01/14

5 (1)

 

Animações são para mim sucesso garantido em relação a sentar em frente a uma tv, ou telona, e desfrutar de cenas de comédia, pitadas de drama, sentimentalismo e inocência. O cinema tem muito a ganhar sempre que uma animação ganha respeito e é mega bem trabalhada. E para mim é hiper claro que tal gênero não é exclusivamente infantil. Aqui os desenhos são, também, feitos para adultos e sou consumidor fiel de muito do que é produzido.

 

carros

1 – Carros: “Carros não tem uma história fabulosamente diferenciada, com motivos e argumentos fantasticamente merecedores de um Oscar, mas a fórmula utilizada, que trabalha uma condição de “moral de história”, mesmo que já trabalhada diversas vezes, funciona de forma primorosa nesse conto onde automóveis encenam condições de natureza humana… Carros termina de forma óbvia sim, mas de uma forma muito agradável e gostosa de se assistir (já assisti ao filme mais de uma dezena de vezes)e a moral da história funciona de forma primorosa, pelo menos para mim.”

 

ratatouille

2 – Ratatouille: “Acompanhamos a história de um ratinho com gostos e desejos comportamentais completamente dissociado da ninhada da qual faz parte. Que é capaz de compreender a essência do mundo culinário, melhor do que o próprio ser humano e que vive tentando ser respeitado em sua particularidade e excentricidade… O filme é lindinho demais. Discute questões de pré-conceito, humildade, amizade, coragem e transmite uma sensibilidade maravilhosa. Quando o rato começa a trabalhar como cozinheiro, ele não vê a diferença que o distancia das pessoas, ele se sente um igual, mas a realidade é infalível e nada “romântica”.”

 

Toy 3

3 – Toy Story 3: Quase chorei assistindo a esse filme. Assisti o 1º, algumas partes do 2º, mas esse me levou ao cinema e me deliciei com tudo, com a transformação do personagem humano, com a evolução dos brinquedos e com as histórias que cada um tinha e era muito bem trabalhada. A amizade, o respeito, a honra e até mesmo o rancor de alguns brinquedos são generosamente retratados aqui. Um misto de inocência infantil com pitadas maduras conseguem finalizar a histórias desses alegres e inseparáveis brinquedos.

 

Valente

4 – Valente: “Valente consegue me deixar de boca aberta. Beira a perfeição o trabalho técnico e de fotografia. Mesmo que a história seja mansa e ainda não envereda por questões mais densas, tudo é muito lindo e a fantasia entrega o que promete…Temos que ter consciência do que desejamos, pois devemos ter cuidado com o que queremos, cuidado com nossas vontades. Pode acontecer e pode não ser da forma que imaginávamos perfeitamente e o resultado pode ser extremamente desastroso.”

 

Coraline

5 – Caroline: Eis um filme com um que de Tim Burton, o que é perfeito, mas idealizado e feito por Neil Gaiman, o que é tão perfeito quanto. O resultado é um conto de terror infantil também feito para adultos. Já tivemos uma resenha da Graphic Novel e a adaptação para as telonas é deliciosamente gótica e bizarramente interessante. A animação agradavelmente intensifica qualquer gosto que tenhamos por histórias sombrias e sentar em um sofá confortável, em companhia de alguém que também gosta do gênero, comendo aquela pizza de pepperoni/4 queijos e uma coca gelada, resolve qualquer problema de um sábado a noite em casa.

Menção honrosa para Tarzan e Hércules, que eram desenhos realizados à mão, sem computação e todo o aparato de animação que existe atualmente e ainda assim são os desenhos que mais amo, que me fazem parar em frente a tv e sonhar com toda aquela magia presente. Sim, piegas, fofinho demais, mas é a realidade, kkkkkkkkk.

Postado em: 5 às 5ªs

4 Comentários em “5 às 5ªs – Animações”


Avatar
Daniel em 30.01.2014 às 07:05 Responder

Toy Story 3 é, na minha humilde opinião, a melhor trama já elaborada em uma animação. Você quase chorou, mas eu chorei de fato. Não tem como, o filme te pega pela garganta e te acerta em cheio no peito ao aplicar três lições fundamentais para o ser humano: a de amizade, a de doação e a de cuidado.

E eu também incluiria O Rei Leão na Menção Honrosa.

Avatar
Paty em 30.01.2014 às 07:28 Responder

Eu sou da mesma opinião. Toy Story é fantástico e também chorei. Mas, pessoalmente, Rei Leão seria meu top pelas lembranças de criança. Eu lembro de rebobinar a fita mil vezes quando o Scar mata o Mufasa só para poder odiar mais ele. :O

Avatar
Ragner em 30.01.2014 às 12:09 Responder

Estou em dívida com Rei Leão. Ainda não assisti, mas prometo consertar esse erro.

Avatar
Thiago em 05.02.2014 às 03:11 Responder

Falta Irmão Urso e Fantasia pra mim, se for pra manter nas animações tradicionais.


 

Comentar