5 às 5as – Bromance
por Thiago
em 30/07/15

5 às 5as

Semana passada foi o dia do amigo, por isso quero aproveitar pra fazer na lista de hoje os 5 bromances mais bacanas do cinema.

Talvez você esteja se perguntando “o que raios é um bromance?”, calma que eu explico. Bromance é a amizade forte em dois caras, é a parceria forte mesmo, é amor. Dois caras que se ama como irmãos, basicamente isso.

Amizades assim são raras. Quer dizer, amizades verdadeiras e duradouras são raras pra caramba. Muitas vezes temos parceiros, colegas, uma turma, mas uma amizado do tipo que to falando você pode viver uma vida inteira e nem ter.

Antes de começar a lista, algumas considerações sobre os critérios que utilizei são importantes. Primeiro fugi de filmes que retratam turmas de amigos, como “Os Goonies” e “Conta comigo”. O outro ponto importante, que ainda não sei se é machista ou não, é que como o termo é utilizado para amizades masculinas não coloquei na lista amizades entre mulheres ou de uma mulher com um homem. Não sei se existe um termo assim para as amizades femininas, talvez Bff, sei lá.

Vamos começar:

bromance 1 sundance

1- Butch Cassidy e Sundance Kid do filme Dois homens e um destino de de 1969.

Paul Newman e Robert Redford interpretam dois ladrões de banco e amigos inseparáveis. Um filme que mistura um pouco de faroeste com amizade e um triângulo amoroso. O interessante é que esse filme fez com que surgisse uma forte amizade entre os dois atores.

bromance 2 timão e pumba

2 – Timão e Pumba de Rei Leão

A história desses dois está presente em todos os filmes, inclusive há um só sobre essa inusitada dupla. Muitas vezes uma amizade não começa bonita e sim por interesses. Se formos pensar, ainda mais quando adultos, realizar novas amizades não é nada fácil e uma certa troca de interesses pode não ser assim tão ruim. No caso, Timão queria ir a apresentação do filho de Mufasa, o Simba, mas sozinho, por ser um Suricato fora de seu grupo, nunca chegaria. Por isso pega carona na companhia de Pumba, um javali solitário e fedorento. Acaba que essas duas figuras tão diferentes se completaram, chegando ao ponto de adotar uma criança, o Simba. Legal né?

bromance sam e frodo

3 – Sam e Frodo de Senhor dos Anéis.

Sério, o que seria do Frodo sem o Sam? Digo mais, sem o Sam toda a Terra Média teria sucumbido a Sauron, porque de maneira alguma Frodo conseguiria sozinho (e com o encosto do Smeagol) realizar sua missão. Pra mim um dos bromances mais declarados da história do cinema e da literatura. Todo mundo na vida precisa de um Sam e ser um Sam.

bromance 4 máquina mortífera

4 – Martin Riggs e Roger Murtaugh de Máquina Mortífera

Um detetive famoso por sua ousadia e sangue frio e um pacato e tranqüilo policial que está a espera da aposentadoria se juntam em uma missão para desbaratar uma quadrilha internacional de traficantes. Olhado assim parece bobo e clichê e realmente é, mas é uma franquia incrível. Um bromance absurdo, que é construído no primeiro filme, que tem momentos difíceis, brigas e tudo mais durante todos os filmes da franquia. O bromance mais completo do cinema, na minha opinião tirada do suvaco mesmo.

Sherlock

5 – Sherlock Holme e Doutor Watson de Sherlock Holmes

Elementar que não poderoa faltar um dos bromances mais clássicos da literatura e representado várias vezes em filmes e seriados. Em todas as versões dessa história, em todos os crimes desvendados, sempre a figura dos dois amigos nada parecidos está presente. Até mesmo em um filme luso brasileiro, baseado em uma livro do Jô, o Xangô de Baker Street, temos este bromance. Pra mim, a relação dos dois é melhor retratada no recente seriado britânico estrelado por Benedict Cumberbatch como Sherlock e Martin Freeman como Watson.

 

Diz pra gente, quais bromances deveriam estar nessa lista.

Boas amizades a todos!!

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Bromance”


 

Comentar