5 às 5as – Filmes sobre política norte-americana (Reupload)
por Patricia
em 26/02/15

5 (1)

Política é algo que sempre achei fascinante. Não só pelo seu papel na sociedade, mas pela maneira como é conduzida, o debate de idéias e etc. Os bastidores da política, portanto, também estão no meu radar e procuro constantemente me informar sobre o assunto. Acredito que para os seguidores do Poderoso com algum tempo de casa, isso já seja algo bem claro. Para os novos visitantes, pensei em aproveitar que teremos as eleições em breve e listar aqui 5 filmes sobre política que gosto muito.

Claro que no cinema, política tem sido um tema recorrente. Não é muito difícil encontrar diversos filmes que tratam de diferentes aspectos da política em lugares variados do mundo. Os 5 que listo hoje falam bem especificamente da política dos Estados Unidos e tratam de situações políticas reais e não apenas de teoria do poder. Então, para os interessados, vem que tem filme bom!

Sem ordem de preferência.

download

1 – Todos os homens do Presidente: Primeiro, vamos combinar que a dobradinha Hoffman/Redford é absolutamente incrível. Dois grandes autores no auge de suas carreiras. O filme é absolutamente fenomenal. Redford e Hoffman são jornalistas que começam a entender que algo não cheira bem na administração Nixon. Enquanto investigam o escândalo de Watergate, eles descobrem que o buraco é muito mais embaixo. Na vida real, Watergate e tudo o que foi descoberto na sequência levaram à renúncia do então presidente. O mais interessante é que o filme foi lançado apenas dois anos depois da renúncia, em um momento em que o país ainda tentava engolir a situação. A mídia teve um papel central no escândalo e o filme mostra bem o que uma mídia imparcial e  livre pode alcançar quase se põe a fazer seu trabalho. Acho que não preciso mencionar o nível de atuações né?!

Frost_nixon

2 – Frost/Nixon: E já que estamos falando de Nixon, tem outro filme excelente que traz a figura do ex-Presidente. Esse, porém, é de 2008 e reproduz a tensa entrevista que Nixon concedeu a David Frost – jornalista desacreditado no meio. Nixon aceita a entrevista e muitos acreditam que é justamente porque ele pretende usar o “peso leve” de Frost para se defender das alegações de corrupção. É bem mais fácil você dar entrevistar para pessoas intelectualmente inferiores, porque aí você não precisa pensar tanto. No começo, parece mesmo que Nixon alcançará seu objetivo. Mas Frost consegue lançar uma bola curva e obter afirmações totalmente inesperadas do ex – Presidente. É um filme sem cenas de ação, sem grandes twists, sem cenas de impacto. Mas para os junkies como eu, é coisa para pensar por muito tempo. Frank Langella é meio que Deus.

download (1)

3 – Treze dias que abalaram o mundo: Acho que já deu para perceber que sou meio que fascinada pela política americana dos anos 60-70, né?! Esse é mais um filme dessa leva. Treze dias que abalaram o mundo foi lançado em 2000, mas retrata um triste Outubro de 1962 quando os americanos descobrem que os soviéticos estão desembarcando em Cuba com mísseis de longo alcance. A Guerra Fria está no auge, o mundo está um caos. Durante 13 dias ocorrem negociações entre EUA e URSS sobre o que fazer e a possibilidade da guerra esquentar é real. O filme tem ritmo rápido, drama no tom certo e funciona como um relato bem interessante dos bastidores desse episódio.

download (2)

4 – Game Change: E falando de bastidores da política, que tal a eleição de Obama em 2008? Só que do outro lado. Game change é um filme desenvolvido pela HBO que nos apresenta ao que ocorreu do lado republicano durante a corrida presidencial daquele ano. Com boas chances de perder a eleição, o partido republicano apela para uma força que eles desconheciam: Sarah Palin. E o resultado foi catastrófico. Já resenhei o filme aqui então é só clicar para ter mais detalhes. Mas vou acrescenta que…Julianne Moore é meio que Deus.

download (3)

5 – Milk: Esse é um filme que foca tanto numa época específica da política americana quanto em uma pessoa que fez muita diferença. Primeiro que Sean Penn é Deus. Segundo que a luta LGBT não é de agora e quem acha isso, precisa de uma aula forte de História. Harvey Milk foi o primeiro homossexual fora do armário a ser eleito para um cargo público. Catapultado a líder da minoria LGBT que vivia às margens, Milk conseguiu algumas coisas incríveis na época: como ser ouvido pelos conservadores do país. Seria quase como o Malafaia ouvir alguém que não ele mesmo. A gente não imagina possível.  Sua vida acabou em tragédia mas o que ficou foi uma lindíssima história de luta de direitos.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Filmes sobre política norte-americana (Reupload)”


 

Comentar