5 às 5as – Literatura Jovem
por Patricia
em 23/05/13

5

Tem gente que torce o nariz, tem gente que ama. a verdade é que a literatura jovem (o famoso Young Adult) está mais forte do que nunca. Por isso, hoje o Poderoso fala de 5 livros para quem ainda não conhece muito desse gênero e está interessado a saber mais. (Para garantir que os gêneros estão classificados corretamente, todos os livros mencionados aqui estão listados nos 100 melhores livros de YA da NPR, ou seja, são YA, sim). Aliás, taí uma boa lista para um projetinho literário. 😉

Bora para a listinha:

1 -Harry Potter – J.K Rowling: Não tem o que falar de Harry Potter, certo? Sete livros sensacionais em que JK Rowling criou um mundo e uma nova geração de leitores. O nível de escrita de Rowling fez com que a cada livro a história se aprofundasse mais ficando mais sombria, mais densa e intensa sem perder a qualidade e os leitores. Um talento raro nesse mundo em que temos novas séries aparecendo todos os dias e, muitas, de qualidade duvidosa. Tá em primeiro lugar sempre.

harry-potter-colecao

2 – O Senhor das moscas – William Goldman: Falando em livros intensos, esse é um deles. Um grupo de crianças está perdido numa ilha e começam a se organizar socialmente simulando o mundo que conheciam. Logo, surge o debate sobre a natureza humana e mal versus bem. Um livro que levanta muitas questões sobre como nossa sociedade opera e nos condiciona a comportamentos específicos, nem sempre bons ou razoáveis.

cover15

3 –  Fahrenheit 451 – Ray Bradbury: Livro fenomenal que não só foi resenhado aqui no Poderoso como entrou na lista de favoritos do ano passado, com facilidade. A escrita de Bradbury é simples e direta. Ele nos faz pensar com colocações específicas e uma história poderosa sobre o poder do conhecimento na sociedade e o medo que ele inspira naqueles que desejam o poder.

fahrenheit451_capa

4 – A menina que roubava livros – Marcus Zusak: Também já falei desse livro em outras listas mas vale a pena ver de novo. Zusak nos apresenta uma história poderosa que se passa num dos momentos mais deprimentes do século XX – a Segunda Guerra Mundial. No meio de tanto ódio e destruição, temos uma história leve e sensível narrada por ninguém menos que a morte.

a_menina_que_roubava_livros

5 – A culpa é das estrelas – John Green: O primeiro livro que li do John Green e realmente fiquei impressionada. A leveza da escrita de Green proporciona sentir muita coisa nessa história que envolve câncer e adolescentes – algo que poderia sair muito errado, mas que deu muito certo graças ao talento do autor. As personagens são divertidas e trágicas no mesmo nível e o enredo se desenrola com calma e é muito bem amarrado.

a-culpa-e-das-estrelas-john-green

Postado em: 5 às 5ªs

2 Comentários em “5 às 5as – Literatura Jovem”


Avatar
Marina em 10.06.2013 às 19:41 Responder

John Green <3

Avatar
Paty em 11.06.2013 às 06:43 Responder

hehehe…concordo. Estou animada pelos livros dele que estão saindo aqui. Finalmente! =D


 

Comentar