5 às 5as – Livros para sair da ressaca literária
por Patricia
em 22/08/13

5

É normal, quando lemos em um ritmo agressivo, cairmos na famosa “ressaca literária” – aquele cansaço mental de continuar lendo ou de pegar um livro novo. Uma das melhores opções para evitar isso é mudar o ritmo e ler menos. Outra maneira, que pessoalmente sempre uso e me ajuda, é mudar o gênero. Algo como dar um choque no metabolismo da leitura para evitar que ele pare totalmente. A lista de hoje traz 5 livrinhos que me ajudaram em momentos diferentes da minha ressaca literária e me “reempolgaram” a ler mais.

Marina – Carlos Ruiz Zafón: Gosto muito de Zafón normalmente. Ele consegue misturar suspense e terror de uma maneira sensacional. Marina chegou num momento muito complicado quando eu estava lendo coisas muito diferentes mas tudo romance. O clima ficou um pouco tenso e Zafón chegou para acalmar tudo e me fazer recuperar um pouco o fôlego. A Sombra do vento é um nível fora do normal de maravilha em suspense.

A casa dos Budas ditosos – João Ubaldo Ribeiro: oh, senhor. Esse é um dos livros mais engraçados que já li. Em um mundo de 50 tons de cinza, falar de sexo mudou um pouco de tom. Mas antes de Christian Grey, João Ubaldo já nos apresentou uma biografia sexual em um nível superior: divertida e pervertida. É um livro curto que dá para ler em uma tarde quando você precisa esquecer Crime e Castigo ou qualquer russo que apareceu na sua vida e pode, ou não, ter te deprimido.

Bossypants – Tina Fey: já comentei sobre esse livro em outras listas. O tom cômico que Tina Fey usa para falar de sua vida, faz a diferença nesse livro. Passagens que poderiam ser muito deprimentes, tomam um rumo inesperado transformando sua história em algo muito engraçado que tem um tom leve e é fácil de ler. Linguagem simples e direta e piadas leves que também fazem pensar. Eu quero que ela viva até os 100 anos só para ver o que mais ela vai escrever. Me ajudou muito depois de uma série de livros ruins envolvendo vampiros…

A bússola de ouro – Phillip Pullman: um livro de aventura também tende a prender a atenção quando é bom.  E se você é fã de Harry Potter acho que irá gostar de trilogia Fronteiras do Universo. Por enquanto, posso falar mais especificamente do 1o volume que prendeu minha atenção e me apresentou a um mundo adorável e difícil de largar com personagens tão lindos e bem criados que me deram inveja. É um bom livro para ler depois de romances em sequência sem finais felizes.

– Confie em mim – Harlan Coben: esse foi um livro que li em uma tarde. Comprei sem saber nada do autor e acabei me interessando pelo estilo “Agatha Christie anos 90” dele. É um suspense que tem até um final previsível mas ainda assim, o autor consegue prender sua atenção e fazer você esquecer aquele livro cheio de frases de auto ajuda que te deixou deprimida (o). Depois desse, acabei comprando quase todos os livros do autor que encontrei e os guardei para momentos em que preciso ler algo leve para espairecer.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Livros para sair da ressaca literária”


 

Comentar