5 às 5as – Os 5 melhores autores do ano / Gabriel
por Gabriel
em 27/12/12

3367-read-a-book-500-337_large

Vamos lá, para os meus 5 autores… vejamos se consigo uns bons nomes para vocês anotarem para 2013! A ordem vai aleatória mesmo, quase cronológica dos lidos mais recentemente para os mais antigos.

1 – Matt Lawrence: Matt Lawrence é o homem que se propôs a escrever um livro listando 48 questões filosóficas, desde as clássicas até algumas mais avançadas, relacionando-as com a cerveja. Sim, você leu corretamente. O livro, lançado no Brasil pela Editora Alaúde, caiu em minhas mãos meio por acaso; com lançamento realizado em um bar paulistano famoso pelas cervejas especiais, mostrou logo de cara a que veio. O autor tem como mérito a capacidade de descrever sucintamente e com ótimo texto as questões filosóficas mais profundas, sempre buscando referências bem-humoradas para fazer a ligação lógica com as cervejas citadas. Com certeza, uma das melhores surpresas do ano, que me fez ficar ansioso para ler seu outro livro, Like a Splinter in your Mind, que fala sobre a filosofia por trás da trilogia Matrix.

2 – Malcolm Gladwell: Gladwell é o autor de Outliers, obra na qual ele disseca as pessoas que se destacam em nossa sociedade e apresenta alguns padrões curiosos. O livro é biblioteca básica para aprender na prática o quanto a aleatoriedade tem um papel de protagonista em muitos dos grandes sucessos que conhecemos. As circunstâncias de vários casos de sucesso famosos são apresentadas, padrões são analisados e Gladwell nos apresenta sua genial teoria sobre o que chamamos de “sucesso” na sociedade atual.

3 – Dan Ariely: Dan Ariely brindou o mundo com “Previsivelmente Irracional” e “The Upside of Irrationality” (literalmente, “O lado bom da irracionalidade”). Nestas obras, o autor, psicólogo e economista, nos apresenta as bases da linha de estudos conhecida como “Economia Comportamental”, que agrega aos bons e velhos métodos da Economia tradicional o componente que quase sempre é desprezado: a irracionalidade humana. Com uma escrita muito semelhante à de Gladwell, apresenta de maneira acessível os casos em que se baseia e mostra com total conhecimento de causa o quanto a irracionalidade faz parte de nossas vidas e o quanto, no fim das contas, isso nem é tão ruim assim.

4 – Steven Levitt e Stephen Dubner: Estes homens são os autores de Freakonomics, a obra que completa o que para mim foi o tripé de leituras geniais de não-ficção do ano, juntamente a  Outliers e Previsivelmente Irracional. Em Freakonomics, o alvo é novamente a economia comportamental, mas de forma ainda mais exemplificada e desmentindo diversas “verdades” que o senso comum nos traz ao longo dos anos. O livro tem uma sequência, SuperFreakonomics, que traz ainda mais exemplos; mas algumas de suas afirmações não são assim tão consenso entre estudiosos. Na dúvida, fique com o Freakonomics original e aproveite: é de abrir os olhos.

5 – Fábio Moon e Gabriel Bá: E como fechei o último parágrafo falando em olhos, falarei de algo que deslumbrou os meus neste ano: os quadrinhos desta dupla brasileira, aclamada já há alguns anos no mundo inteiro. Ainda não conhecia o trabalho de Moon e Bá e fui apresentado a eles através de Daytripper, uma obra simplesmente genial que fala sobre as possíveis vidas de um mesmo personagem. Estes autores mostram que a escola de quadrinhos brasileira há muito já se tornou tão competente e criativa quanto as do velho mundo, a japonesa ou a americana, além de serem garantia de belas imagens e roteiro que faz pensar. Recomendadíssimos para os apreciadores dos quadrinhos.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5as – Os 5 melhores autores do ano / Gabriel”


 

Comentar