5 às 5ªs – Livros sobre gastronomia que não são livros de receita
por Thiago
em 08/10/15

5 às 5as

 

Um passatempo que tenho, mas quero desenvolver de verdade (por enquanto mais leio sobre que prático). Além da culinária de fato gosto muito do universo que a envolve, das suas histórias, curiosidades e peculiaridades. Essa breve lista demonstra um  pouco isso.

Sem mais delongas vamos a lista, ela fala muito por si sem precisar de grandes apresentações.

1- História da alimentação Flandrin, Jean Louis / Montanari, Massimo.

 

lista culinária 5

 

Este é um livro referência sobre a história da alimentação, a relação e a evolução do ser humano com o ato de comer e beber. Entretanto dois pontos valem ser levantados. O primeiro deles é que este livro enorme é uma coletânea de artigos, o segundo ponto é que a visão eurocêntrica e americana predomina, não sendo assim uma história completa da alimentação. Apesar destes pontos é u dos livros mais importantes sobre o assunto, assim, por seu status e abrangência mereceu aparecer aqui na lista.

2- Fisiologia do gosto – Jean-Anthelme Brillat-Savarin.

lista culinária 4

 

A primeira coisa que preciso dizer sobre o livro históricamente aclamado sobre o assunto é que foi escrito por um sobrevivente da Revolução Francesa, advogado, político e gourmet que viveu entre o século XVIII e XIX. Brillat Savarin escreveu várias obras sobre direito e economia, mas como foi um importante gourmet e muito influenciado pelo filósofo grego Epicuro, acabou realizando esta obra. Aqui, você encontrará a relação dos sentidos com a gastronomia, a influência óbvia de alguns filósofos iluministas e da grécia clássica, na relação do ser humano com o alimentar-se, porém para além da necessidade de sobrevivência.

3- Dilema do onívoro – Michael Pollan

 

lista cozinha 3

 

Um livro para fazer pensar sobre a alimentação humana e os dais de hoje. Pollan é professor em Berkley, jornalista e ativista por uma alimentação saudável. Seus livros trazem uma análise profunda da vida que levamos com a alimentação que optamos.O principal foco aqui é o agronegócio e a indústria alimentícia, já parou pra pensar sobre o processo que os alimentos passam antes de chegar ao consumidor final? Seja uma carne, verduras, frutas ou comidas processadas, como aquelas que você esquenta no microondas num dia de pressa. Aliás a relação da pressa com o alimentar-se são parte importante deste livro fantástico.

4- História do mundo em 6 copos – Tom Standage

lista cozinha 2

A alimentação também está na bebida certo? Aqui Tom Standage nos mostra a relação do mundo, históricamente falando, com algumas bebidas, tais como a cerveja, o vinho, os destilados, o chá, o café e a coca cola.

Bebidas que influenciaram e mudaram o curso da humanidade em alguns aspectos. O que seria de nós humanos sem a cerveja por exemplo?Item indispensável da alimentação em tempos antigos, e não apenas uma bebida com cunho recreativo. A relação econômica importante do café e do chá, o império da coca cola.

Neste livro de fácil leitura, por mais que seja repleto de conteúdo, você bebe história.

5- Cozinha confidencial – Anthony Bourdain.

lista cozinha 1

 

Conhecido por apresentar um programa sobre gastronomia na Tv onde mostra suas aventuras culinárias pelo mundo.

O livro em específico, escrito em 2000, conta como a vida na cozinha profissional é para os fortes, cheio de jargões e linguagem bem informal o livro mescla um desabafo, uma confissão, com coisas mais técnicas do meio dos cozinheiros profissionais.

Boa parte do livro é autobiografica, mostrando como Bourdain se envolveu com a cozinha, com as drogas e a boa vida. De um modo geral vale a leitura para quebrar alguns tabus.

Obs: vale uma menção ao livro Ichef do Carlos Bertolazzi, aquele mesmo do cozinha sob pressão. Uma autobiografia bem bacana, focada na sua inserção no universo da gastronomia. Leve, fácil e interessante. Já resenhado aqui no site.

Postado em: 5 às 5ªs

Nenhum comentário em “5 às 5ªs – Livros sobre gastronomia que não são livros de receita”


 

Comentar