5 às 5as – 5 novos autores brasileiros de livros de fantasia
por Thiago
em 14/11/13

5 (1)

Sou uma pessoa que gosta muito de valorizar o “produtor local”, isso não seria diferente com livros. Aqui segue minha lista de 5 autores nacionais de literatura fantástica, mercado cada vez mais forte no Brasil, caindo no gosto dos adolescentes e adultos.

Chamar estes escritores de novos, sendo que todos já possuem estrada e história é meio complicado, contudo posso dizer que são jovens e de sucesso, alguns de expressivos números de vendas até em outros países.

Sei que muita gente pode discordar dessa lista, dizer que alguns ficaram de fora, e estarão certos, afinal esse é o 5 as quintas e não algum Top 10. Assim, não foi fácil escolher apenas 5 deste cenário crescente, e que tanto me agrada, no Brasil.

 

Draccon-Wagner-carvalho

Raphael Dracon Este jovem carioca nascido em 1981 é detentor de uma carreira fantástica. È roteirista, romancista, editor e professor de artes marciais. Bastante conhecido por sua trilogia “Dragões de éter”, que vendeu mais de 200.000 exemplares, além dos mesmo atingirem o quarto lugar no Top 10 dos mais vendidos no México. Também é autor do livro “Fios de prata”, lançado ano passado, além disso foi responsável pela indicação da obra de George R.R. Martin, “Crônicas de Gelo & Fogo”, para a editora Leya BR .

download (9)

Carolina Munhoz Nascida em 1988 já ganhou os prêmios Jovem Brasileiro de 2011 e Destaques Literários de 2012, além de ntegrante do Potterish, um dos maiores sites de Harry Potter do mundo. Seu mundo fantástico é baseado nas interessantes fadas. Autora dos livros best-seller A Fada, O inverno das fadas e Feérica, que conquistaram o público infanto-juvenil, principalmente o feminino, mas não se restringem a este nicho.

 

images (1)

André Vianco-  Podemos dizer que boa parte do crescimento da literatura de fantasia no Brasil se deve a ele. Paulista, escritor de obras que misturam o sobrenatural, com suspense e romance. Seu segundo e mais vendido livro, “Os Sete”, lançado de modo independente em 2000 e depois publicado pela editora Novo Século, nos leva ao universo dos vampiros, mas de uma forma própria e de mitologia original. A obra se passa no Brasil e desemboca em diversos outros livros como Sétimo, Turno da noite, Bento e o recente A Noite Maldita – Crônicas do Fim do Mundo. Vianco lançou na Bienal do Rio deste ano seu primeiro livro infanto-juvenil, “O terrível ataque das rãs do Nepal”.

 

download (8)

Leonel Caldela- Caldela também vêm de uma longa história, sendo o criador dos romances do mundo de Tormenta, um rpg brasileiro, além de editar e traduzir livros de rpg. Autor dos romances medievais de fantasia como O Caçador de Apóstolos, Deus Máquina e o recente Código Élfico, de grande sucesso, uma fantasia contemporânea  sobre uma raça de criaturas perfeitas que vivem em um mundo paralelo ao nosso.

images (2)

Eduardo Sphor- Um dos mais celebrados desta lista, o carioca Sphor é  criador da trilogia A batalha do apocalipse, composta por A batalha do apocalipse (2010), Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida (2011) e Filhos do Éden: Anjos da morte (2013). Sendo que o primeiro deles já ganhou as prateleiras de Portugal, Holanda e Alemanha. O seres fantásticos que povoam o universo de Sphor são os anjos, mas não pense que são anos barrocos barrigudinhos e amistosos, aqui há toda uma sociedade e uma mitologia de castas angelicais de anjos guerreiros em uma batalha literalmente apocalíptica.

Antes de terminar queria levantar algo que estes 5 autores tem em comum, a internet, parece bobeira falar isso hoje, mas a proximidade que a internet permite entre leitores e escritores mudou tudo, principalmente a forma como o jovem chega até os livros. Em alguns casos conhecem os autores antes mesmo de conhecerem seus livros, no caso de Sphor por suas participações no Nerdcast, podcast to site Jovem Nerd.

Espero que gostem e procurem saber mais e ler os livros dessa turma. Deixo aqui uma menção a outros 3 autores: Affonso Solano, Fábio Yabu e Fábio Barreto. Eles não apareceram nesta lista mas aparecerão por aqui em breve (o Yabu já apareceu).

Boa leitura a todos!!

Postado em: 5 às 5ªs

4 Comentários em “5 às 5as – 5 novos autores brasileiros de livros de fantasia”


Avatar
Marcos Pessanha em 19.03.2014 às 11:29 Responder

Não é fácil escrever num país em que a realidade surreal do dia a dia nos impede de sonhar ingenuamente. Esses caras e essa menina são verdadeiros heróis.

Se quiserem ganhar o mundo e vender seus livros internacionalmente, contem comigo para traduzi-los para o inglês. Podemos fazer um ótimo trabalho com qualidade editorial.

Marcos Pessanha
[email protected]

Ragner
Ragner em 19.03.2014 às 12:45 Responder

Concordo contigo Marcos e sobre o trabalho de tradução, sempre precisamos de bons profissionais. Bom trabalho e que a literatura nacional alcance ares de sucesso internacional algum dia.

Avatar
Thiago em 19.03.2014 às 16:50 Responder

Inclusive alguns deles já são publicados internacionalmente, como é o caso do Dracon no México e do Sphor em um monte de lugar.

Avatar
Mauricio D.Krafix em 28.06.2016 às 16:54 Responder

Fico muito orgulhoso com os colegas brasileiros, pelas suas dedicações e sucesso. Também sou um Escritor ainda novato na profissão; já escrevi umas quatro obras fictícias _Sendo duas mais recentes, que são: “A Revanche de Stauffenberg contra Hitler e seus Clones, no retorno do III Reich _contendo 562 págs _que já está registrado no Rio. E, ” Mondum, o mendigo poderoso” _ sendo um pouco menor. Ainda pretendo fazer essas “produções independentes”; mas estou enfrentando no início, uma séria dificuldade financeira, que espero que seja superada. Um grande abraço aos colegas, e Empresários do setor.


 

Comentar