Dica de curta – Curtas de horror – Omelete Originals
por Ragner
em 20/11/19

Nota:

Histórias de terror/horror povoam o imaginário humano desde os primórdios e garantem público para todos os tipos de arte. Particularmente me considero um bom consumidor desse viés artístico. Nada exagerado ou mesmo um grande fã, mas assumo que consumo bem o que sai dessa seara.

Anos atrás publiquei uma lista de 5 curtas que assisti no YouTube – 5 às 5ªs – Curtas de terror – e hoje deixo para vocês 4 curtinhas (bem curtos mesmo, o maior tem 4 minutos) lançados pelo site Omelete. Omelete Originals é o selo que promove tais curtas e, pelo que pesquisei, surgiu da série “Curiosidade Mórbida” que fala sobre o deslumbramento humano com o gênero do terror/horror.

Em Omelete Originals as produções são animações em preto e branco no qual cada curta trabalha um pouco de diferentes conceitos, que se encaixam no gênero de terror, como o suspense, o horror, o espanto, a ambientação do mal e o clima de tensão, com sons altos e baixos, closes que mudam de foco para dar susto, lugares escuros, chuva, barulhos estranhos, passos solitários e lugares clichês como casas abandonadas, animais noturnos, famílias estranhas e moribundos.

Já na primeira animação – Velório – acompanhamos uma menina em um velório, que vai descobrindo segredos da família do morto e o que pode tê-lo levado à morte. O 2º curta – Corujas -, o menor de todos com 1 minuto e 40 segundos, acompanhamos um garoto (negro), assustado por corujas (brancas), sem qualquer chance de defesa (com seu guarda-chuva). “Despedaçado” é o 3º, com um casal e uma menina durante o jantar, o homem, parece um leproso, despedaçando, que tem seus pedaços plantados pela menina, enquanto a mulher não o deixa ser alimentado. Por último temos “Culpa”, que parece ambientado no sertão onde uma mulher é atormentada pelo choro e a lembrança de um bebê, pensando em suicídio.

Cada trabalho desenvolve um enredo bem estruturado e direcionado para o público que lhe compete, pois segue muito bem os clichês do gênero. Cada micro história é essencialmente direta, sem rodeios, mesmo com o clima de tensão. E ainda consegue fazer refletir. Corujas por exemplo mostra bem como um simples guarda-chuva por induzir uma reação eliminatória.

Curti, indico e já quero mais.

Postado em: Dica de curta
Tags:

Nenhum comentário em “Dica de curta – Curtas de horror – Omelete Originals”


 

Comentar