Netflix Com O Poderoso – Grace And Frankie
por Thiago
em 24/05/16

Nota:

g e f

 

Aproveitando que semana passada, no dia  17 de maio foi o dia internacional de combate a homofobia, quero falar pra vocês sobre o seriado exclusivo Netflix – Gracie e Franckie.

A arte tem o poder de combater preconceitos, quebrar paradigmas e derrubar tabus. Na minha humilde opinião, que reside nas minhas axilas, a arte pode ser mais convincente do que eu falando cinquenta minutos semanais para meus alunos. Seja através de uma música, um poema, um romance, uma pintura, tapeçaria, dança, teatro, cinema, esculturas ou outras manifestações artísticas, com elas conseguimos buscar a tão difícil empatia.

Não é sem motivo que poderosos homens utilizam e utilizaram a arte como um instrumento de manipulação. Seguindo a mesma linha outros indivíduos poderosos tentaram domá-la, prendê-la.

O tema tabu escolhido por este seriado é a homossexualidade, algo já trabalhado por várias outras séries e filmes, mas aqui de forma leve sem perder o drama. Outro seriado que trata de maneira similar este assunto é Vicious, estrelada por Ian Mckellen e Derek Jacob.

 

 

Uma das expressões artísticas que mais admiro é a comédia, mas a boa e difícil comédia. Aqui tanto Gracie e Frankie quanto Vicious são consideradas comédias, mas talvez nem todo mundo dê risada, talvez alguns achem errado, afinal é uma série sobre liberdade, e poucas pessoas gostam de liberdade, ainda mais a dos outros.

Vamos a uma breve sinopse para que entendam melhor do que estou falando:

Gracie, interpretada por Janie Fonda, é casada com Robert Hanson, interpretado por Martin Sheen que é amigo e sócio de Sol Bergstein (Sam Waterson), casado com Frankie Bergstein (Lily Tomlin). As duas esposas não se dão muito bem, muito diferentes, enquanto Gracie é uma mulher bem sucedida e meio dondoca,  Frankie é meio hippie.

 

g e f 2

 

Vale dizer que todos os 4 personagens principais são de idade avançada, o que torna tudo mais interessante e menos clichê. Sol e Robert resolvem sair do armário, terminar seus casamentos e revelar seu amor um pelo outro.

A história, que já esta na sua segunda temporada narra a união de dois amigos amantes e o nascer de uma amizade entre duas senhoras completamente opostas.

Como não gostar de Gracie e Frankie? Divertida, leve e cativante. Com um elenco fantástico e de peso mostra que somos livres pra sermos o que somos, seja você como for. As pessoas não podem te menosprezar por você ser quem você é, não há certo e errado, há apenas ser.

 

g e f 3

 

Gracie e Frankie nos fala sobre respeito, sobre a alteridade. Seriados como este são de extrema importância na luta contra a homofobia. Se você é recheado de preconceito veja este seriado, e entenda o que é empatia.

Bom seriado a todos.

 

Postado em: Netflix, Semana de Cinema
Tags: ,

Nenhum comentário em “Netflix Com O Poderoso – Grace And Frankie”


 

Comentar