Netflix com o Poderoso – Democracia em vertigem
por Bruno Lisboa
em 03/07/19

Nota:

Apesar de não ver com bons olhos obras biográficas cujo enredo histórico ainda está em andamento, confesso que me rendi a Democracia em vertigem da Petra Costa. A diretora consegue traçar uma análise documental/pessoal do Brasil de forma pontual indo da era Lula aos dias atuais.

Com a chancela da Netflix Brasil este filme é fruto de 3 anos de trabalho de imersão nos bastidores da política brasileira, que mostram como o povo brasileiro foi tendenciado a acreditar numa narrativa ficcional que acabou por gerar este caótico e retrógrado cenário que vivemos.

As imagens registradas foram feitas a partir da equipe da diretora, mas também contou com filmagens de Ricardo Stuckert, fotógrafo que acompanhou de forma intima a trajetória de Lula e Dilma.

A diretora é, sim, de esquerda. Sua trajetória pessoal é exposta de maneira tangencial a história do país (narrada em off) e isto faz com que filme ganhe em veracidade. Mas não se engane pensando que ela não teria olhar crítico para com o governo PT, pois ela pondera os erros cometidos na era Lula/Dilma, que acabaram por abrir precedentes para que a direita tomasse a dianteira do país e fizesse com que os avanços políticos/sociais alcançados fossem protelados.

O cenário desenhado no filme nos é conhecido e talvez aí é que o filme perca um pouco no caráter novidade, mas o impacto da história por si só, que ilustra vivamente o momento político em que o país vive, faz com que o filme seja uma das produções mais ousadas e necessárias do ano.

O final é melancólico e cheio de questionamentos sobre o futuro, mas o longa resgata momentos de luta de nossa própria história, mostrando que é possível retomar as rédeas se houver, novamente, o levante popular e o despertar daqueles que seguem enebriados pela volta da ditadura.

Postado em: Dica de Filme, Netflix
Tags:

Nenhum comentário em “Netflix com o Poderoso – Democracia em vertigem”


 

Comentar