Semana de Cinema – 1964, 50 Anos Depois
por Gabriel
em 31/05/14

Nota:

1964 - 50 Anos Depois Vamos a um post de Semana de Cinema que serviria também para o mês de aniversário do Golpe Militar brasileiro, em Abril, ou para o mês da literatura nacional, em Junho. Falarei de uma série de documentários online da Univesp TV: 1964 – 50 Anos Depois. A Univesp, Universidade Virtual do Estado de São Paulo, é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para democratizar o acesso ao ensino. Com esta universidade, que opera cursos a distância, procura-se cobrir espaços que as outras universidades públicas paulistas não cobrem. Como braço virtual das universidades do Estado, é natural que ela transite bem pelas mídias atuais; e uma dessas mídias é o YouTube.

O canal UnivespTV é utilizado pela Universidade para pequenas palestras, documentários e produções próprias. Em abril, o canal publicou uma série de pequenos documentários sobre o golpe militar que instaurou a ditadura brasileira em 1964. A série está disponível por completo no canal e conta com quase 50 vídeos, entre palestras, entrevistas e minidocs. As palestras se referem principalmente a projetos de lei em andamento ou pesquisas sobre a época, enquanto os minidocs são referentes a períodos históricos importantes para entender este tempo.

O grande atrativo dos minidocs desta série é o material histórico utilizado para cria-los. Em um dos primeiros vídeos, por exemplo, quando se fala sobre a ditadura de Getúlio Vargas (para adicionar um contexto histórico ao golpe), são usados diversos trechos de falas do próprio Getúlio. A mesma coisa acontece ao mencionar Jango, por exemplo. São toques interessantes que dão mais profundidade e qualidade aos vídeos, enquanto imagens selecionadas aparecem na tela. A qualidade geral destes minidocumentários é muito alta.

As entrevistas são um show à parte. Em um clima de talk show um pouco mais intimista (mais ou menos como o programa Provocações, para quem conhece), vemos historiadores, professores universitários, estudiosos do tema e políticos. A série chega a entrevistar José Serra e Fernando Henrique Cardoso, por exemplo. A qualidade das perguntas e o conhecimento de causa da entrevistadora são impecáveis, gerando um debate interessante e de alto nível. É possível conhecer bem o contexto da época e o que de fato se vivia quando aconteceu o golpe.

Esta série de documentários é fundamental para entender a história brasileira. São muitos e alguns são longos (sinceramente, ainda não vi todos), mas para quem realmente se interessa pelo assunto são um prato cheio. Para quem precisa de material específico, para conhecer melhor um tema ou talvez usar em um contexto educacional, são também muito ricos. Ótimo trabalho de produção da Univesp.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana de Cinema – 1964, 50 Anos Depois”


 

Comentar