Semana de Cinema – Inside Man – O plano perfeito
por Thiago
em 28/05/14

Nota:

download (23)

 

Existe um tipo de filme que gosto muito, mas é difícil encontrar boas películas desse estilo ou sub estilo. Estou falando de filmes de assalto a banco, uma vertente dos filmes policiais mas com uma grande diferença, muitas vezes o foco esta no bandido. Gosto muito de histórias que desfocam um pouco, que nos tiramd a zona de conforto da moral cristã, daquele maniqueísmo chato e obvio.

Aqui, em “Inside man” ou “O plano perfeito”, como foi traduzido pros cantos de cá, temos o melhor filme sério desse tipo. Feito em 2006, dirigido pelo grande Spike Lee e roterizado por Russell Gerwitz, que também escreveu o fantástico “As duas faces da lei” com Pacino e De Niro.

images (19)

O plot é o seguinte:

Quatro pessoas vestidas com uniformes de pintor entram no movimentado banco Manhattan Trust (Nova York). Em poucos minutos elas controlam o local, para a realização de um assalto planejado em detalhes. Após a notícia do assalto ser divulgada chegam ao local os detetives Keith Frazier (Denzel Washington) e Bill Mitchell (Chiwetel Ejiofor), que têm a missão de fazer contato com o líder dos bandidos, Dalton Russell (Clive Owen). Os detetives trabalham com o auxílio do capitão John Darius (Willem Dafoe) e esperam que a situação seja resolvida rapidamente. Porém eles não contavam com a frieza e inteligência de Russell, que parece estar sempre um passo à frente das ações da polícia.

 

Além disso outros elementos e pesonagens misteriosos são inseridos na história pra complicar tudo. Este filme é basicamente um jogo de estratégia, mas não um xadrez simples entre duas pessoas, talvez algo que misture poquêr no meio da situação.

O bacana desse filme é que pode agradar o telespectador mais atento e o mais distraído, como se fossem duas histórias e ambas super legais e empolgantes. Spike Lee conseguiu colocar detalhes para aquele público mais sagaz, que gosta de tentar matar as charadas, mas se você quer apenas ver um filme pra relaxar num domingo preguiçoso depois do almoço, também funciona.

images (17)

O modo Spike Lee de se fazer cinema é o ponto mais notável e mais forte do filme, pra mim que sou fã do diretor é algo bem positivo. Creio que agradará a muitos, mas deixará outros bem infelizes, pois é um filme cabeça disfarçado de filme de ação policial, nada de ação exacerbada aqui, muito menos um filme que gira em torno da estratégia policial para acabar com o problema. As entrelinhas do roteiro é que devem ser bem observadas, elas te levam a uma discussão sobre certo e errado, sobre bem e mal, esteriótipos, preconceitos da sociedade norte americana, mas que podem ser facilmente traduzidos pra realidade brasilieira.

Um filme, que testa a sagacidade do espectador; aquele com olhar mais atento poderá perceber até algumas falhas de roteiro e erros de continuidade complicados, mas que mesmo assim não empobrecem a película. Assim, assistindo com atenção você pode ser capaz de matar o filme, mas apenas se prestar atenção de verdade, em tudo, até naquilo que parece irrelevante.

Um dos melhores filmes do Denzel Washington e sem nenhuma dúvida o melhor do Clive Owen, mas não o melhor do Spike Lee.

images (18)

No mais, bom filme a todos, grande abraço!!

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana de Cinema – Inside Man – O plano perfeito”


 

Comentar