Semana de Cinema – Muito Além do Peso
por Gabriel
em 27/04/13

Nota:

Muito Além do Peso

 

Imagine um mundo em que crianças de oito anos têm doenças como pressão alta, colesterol alto, diabetes tipo 2… Imagine também que estas crianças estão por toda a parte, desde metrópoles gigantescas e movimentadas até cidades no interior de florestas, cercada por rios. Este mundo existe e se chama Brasil.

Muito Além do Peso é um documentário em que vemos uma moça percorrendo diversas partes do Brasil e entrevistando famílias sobre seus hábitos alimentares. E o que descobrimos é alarmante: replicando um movimento que já ocorreu e continua a ocorrer nos Estados Unidos da América, o Brasil caminha a passos largos para uma população obesa e sedentária. Nas palavras (não exatas, escritas aqui pelo que lembro) de um dos entrevistados, “a geração dos nossos filhos está destinada a viver menos que a nossa”.

Por que isto acontece? É por esse caminho que o documentário vai, ao destrinchar a vida de cada uma das crianças entrevistadas, seus hábitos diários e as características do que consomem, tanto em alimentação quanto em cultura. A alimentação desregrada e pautada por muito açúcar, carboidratos e alimentos processados é um culpado logo descoberto. Mas há mais por trás disso.

O documentário questiona a forte presença de personagens e motivos infantis na publicidade de alimentos prejudiciais à saúde. Vemos, através dos depoimentos das crianças, a forte influência que essa publicidade exerce sobre elas, bem como a falta de informações e discernimento para resistir a esta influência. O ponto de vista de um responsável por uma associação de publicitários é colocado como contraponto, mas não convence. O problema da publicidade infantil associada a estes produtos fica claro.

Outro ponto abordado é a dificuldade, nos dias de hoje, de se conciliar a vida moderna e corrida de um adulto com o acompanhamento dos seus filhos e, principalmente, de sua alimentação e seu nível de atividade física. Fica claro que o problema é muito mais complexo do que à primeira vista. Recomendado para abrir os olhos.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

2 Comentários em “Semana de Cinema – Muito Além do Peso”


Avatar
Paty em 27.04.2013 às 23:01 Responder

Ótima resenha!
É um documentário muito bom e muito triste….boa escolha!

Avatar
MARIA APARECIDA SOUZA LOPES em 10.03.2015 às 13:50 Responder

preocupante o documentário,precisamos criar mais programas educativos e incentivar as nossas crianças para que cheguem a idade adulta sádio e com uma qualidade de vida admiravel,mais para isto mostrar não só alimentação saudavel como um fator primordial,mais associar, uma boa alimentação e exercicio fisico desde criança.as crianças com um poder aquisitivo menos favorecido geralmente só tem a bola e aos poucos se tornam sedentarias.Voltamos as tecnologias:tevisão,video game,computador e outros que nós implantamos dentro dos nossos lares achando esta educando,mais estamos tornando os cada vez desprovidos da qualidade de vida.


 

Comentar